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Consumidores 80+ já estão mais à vontade com compras online

Consumidores 80+ já estão mais à vontade com compras online

Estudo revela que consumidores idosos estão mais à vontade com e-commerce; "economia prateada" traz desafios e oportunidades em CX para as marcas

Uma certeza todos nós temos nessa vida (se tudo correr bem): envelheceremos. Isso traz um grande impacto não apenas sobre o nosso dia a dia, para os sistemas de saúde e outros serviços, mas, para o mercado de consumo em geral. Segundo estimativas do IBGE para 2022, a população com 65 anos ou mais no Brasil representa 10,5% do total. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua mostra que, em dez anos, houve um aumento significativo da proporção de idosos em relação à população porque, em 2012, o percentual era de 7,7%.

Diante disso, o Brasil tem a oportunidade de proporcionar mais e mais negócios para um público consumidor com mais idade. Avaliando este cenário, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a AGP Pesquisas, atualizou um levantamento feito nos últimos 7 anos com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos.

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Presença digital do consumidor sênior é crescente

Para esse consumidor sênior, comprar online já é uma realidade. E a principal forma de consumo e pesquisa se dá através de smartphones, 79% versus 64% em 2019. Desses consumidores digitais que já aderiram ao e-commerce, dois terços (65%) fazem suas compras em marketplaces.

O estudo da SBVC também apontou que, 83% dos consumidores 60+ afirmam serem os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência.

Farmácias e Drogarias oferecem as melhores experiências

Ainda sobre a experiência de compra, os supermercados contam com uma boa avaliação dos consumidores, que consideram a compra online nestes estabelecimentos positiva. Para 83%, a experiência de compra online é “Muito boa” e “Boa” – o conjunto de avaliações positivas somados – o “Top2Box”, um crescimento de 8 pontos percentuais em relação à 2019, quando três em cada quatro consumidores tinham a mesma avaliação.

O segmento de Shopping Center também melhorou sua percepção, com 7 em cada 10 pessoas do grupo 60+ com uma avaliação positiva. Em 2021 eram 61%, considerando o “Top2Box”. Farmácias e Drogarias oferecem uma das melhores experiências a esse público: 84% sentem que sua jornada de compra neste tipo de loja é “Boa” ou “Muito boa”.

Conheça o Mundo do CX

Desafios do CX para a “economia prateada”

Negócios online focados no público sênior devem também levar em conta a usabilidade das plataformas de compra e de pagamento. A automação segura é outro critério que chama a atenção desse público.



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