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Consumidores 80+ já estão mais à vontade com compras online

Consumidores 80+ já estão mais à vontade com compras online

Estudo revela que consumidores idosos estão mais à vontade com e-commerce; "economia prateada" traz desafios e oportunidades em CX para as marcas

Uma certeza todos nós temos nessa vida (se tudo correr bem): envelheceremos. Isso traz um grande impacto não apenas sobre o nosso dia a dia, para os sistemas de saúde e outros serviços, mas, para o mercado de consumo em geral. Segundo estimativas do IBGE para 2022, a população com 65 anos ou mais no Brasil representa 10,5% do total. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua mostra que, em dez anos, houve um aumento significativo da proporção de idosos em relação à população porque, em 2012, o percentual era de 7,7%.

Diante disso, o Brasil tem a oportunidade de proporcionar mais e mais negócios para um público consumidor com mais idade. Avaliando este cenário, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a AGP Pesquisas, atualizou um levantamento feito nos últimos 7 anos com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos.

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Presença digital do consumidor sênior é crescente

Para esse consumidor sênior, comprar online já é uma realidade. E a principal forma de consumo e pesquisa se dá através de smartphones, 79% versus 64% em 2019. Desses consumidores digitais que já aderiram ao e-commerce, dois terços (65%) fazem suas compras em marketplaces.

O estudo da SBVC também apontou que, 83% dos consumidores 60+ afirmam serem os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência.

Farmácias e Drogarias oferecem as melhores experiências

Ainda sobre a experiência de compra, os supermercados contam com uma boa avaliação dos consumidores, que consideram a compra online nestes estabelecimentos positiva. Para 83%, a experiência de compra online é “Muito boa” e “Boa” – o conjunto de avaliações positivas somados – o “Top2Box”, um crescimento de 8 pontos percentuais em relação à 2019, quando três em cada quatro consumidores tinham a mesma avaliação.

O segmento de Shopping Center também melhorou sua percepção, com 7 em cada 10 pessoas do grupo 60+ com uma avaliação positiva. Em 2021 eram 61%, considerando o “Top2Box”. Farmácias e Drogarias oferecem uma das melhores experiências a esse público: 84% sentem que sua jornada de compra neste tipo de loja é “Boa” ou “Muito boa”.

Conheça o Mundo do CX

Desafios do CX para a “economia prateada”

Negócios online focados no público sênior devem também levar em conta a usabilidade das plataformas de compra e de pagamento. A automação segura é outro critério que chama a atenção desse público.



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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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