Em sua 2ª edição, o Meli Awards 2024 celebrou na última quinta-feira, (29), no Auditório Melicidade, em São Paulo, os vencedores da premiação que reconhece o desempenho e relacionamento dos principais fornecedores e parceiros do ecossistema do Mercado Livre no último ano.
Para essa edição, a premiação foi ampliada de 10 para 17 categorias. Entre as novas adições estão as categorias Commercial Carriers, Real Estate Shipping, Mão de Obra Extrema, Restaurante, Fretado, Product Agency, FDVT – Força de Vendas e Sistema de Armazenagem & Mecanização. Ao todo foram 51 indicados, 3 em cada categoria.
Considerado um dos programas de reconhecimento mais importantes no setor de Procurement na América Latina, além dos troféus, os vencedores recebem um selo de reconhecimento de qualidade, que dá direito exclusivo de uso da marca Meli por um ano.
Este ano o Meli Awards traz como grande novidade a inclusão de critérios ESG (Environmental, Social, and Governance), anunciado na edição do ano passado. O pilar ESG, segundo João Paulo Santin Lima, vice-presidente Financeiro do Mercado Livre do Brasil, demonstra o comprometimento com um tema essencial hoje no varejo. “Toda essa ampliação reflete nosso compromisso em valorizar a excelência de nossos parceiros e reconhecer as contribuições que impulsionam a inovação, a eficiência e a criação de valor no varejo brasileiro”, afirma.
Conheça os vencedores do Meli Awards 2024
- Commercial Carriers: Correios;
- 3PL: DHL;
- Call Center: AeC;
- Facilities e Manutenção: Leadec;
- Obras: Tation Engenharia;
- Flyers: Riotek;
- Box: Penha;
- First Mile: Trans Imediato;
- Line Haul: DHL;
- Last Mile: Hawk;
- Real Estate Shipping: BTS Properties;
- Mão de Obra Externa: Randstad;
- Restaurante: Sodexo;
- Fretado: Alexandre Turismo;
- Product Agency: Paranoid;
- FDVT – Força de Vendas: Speedmais;
- Sistema de Armazenagem & Mecanização: Águla.
Desenvolvimento contínuo para futuras edições
A seguir, na entrevista exclusiva com João Paulo Santin Lima, o executivo nos conta detalhes da premiação e os próximos passos.
CM: Em sua 2ª edição o Meli Awards cresceu em categorias, o que isso significa para o Meli e qual o reflexo disso?
João Paulo Santin Lima: Nesta segunda edição consolidamos o prêmio como um dos principais reconhecimentos para o varejo brasileiro. Demos um passo importante ao incluir sete novas categorias, nos permitindo avaliar nossos fornecedores com ainda mais rigor técnico e comercial, reconhecendo aqueles que impulsionam diretamente o desempenho da companhia.
As novas categorias representam um marco na evolução dessa premiação, que já se consolidou como referência no reconhecimento de fornecedores que fazem a diferença no nosso ecossistema. Essas novas categorias foram cuidadosamente definidas para refletir não apenas o sucesso da primeira edição do prêmio, mas também os aprendizados e resultados obtidos ao longo do último ano.
CM: Conte um pouco sobre a inclusão de critérios ESG para essa edição.
Anunciado em 2024, o pilar ESG reforça o compromisso do Mercado Livre com práticas empresariais responsáveis e sustentáveis, refletindo sua forma de conduzir negócios e interagir com sua cadeia de fornecimento. A avaliação dos vencedores agora considera, além de fatores como cumprimento de prazos, otimização de custos, comunicação, engajamento, expertise e inovação, aspectos essenciais relacionados ao clima, responsabilidade social e governança de cada fornecedor.
Com isso, garantimos que a premiação não apenas reconheça fornecedores que entregam alta performance operacional, mas também aqueles que demonstram comprometimento com temas essenciais como impacto climático, responsabilidade social e governança ética.
CM: O que podemos esperar para a próxima edição?
Para a próxima edição do Meli Awards, continuamos com o compromisso de seguir tornando o prêmio cada vez mais relevante e inovador. Além disso, estamos atentos às tendências de mercado, o que nos permite adaptar e ajustar o prêmio a cada nova edição. A ideia é sempre promover uma premiação mais inclusiva e abrangente, que não apenas reconheça a excelência, mas também incentive a colaboração e o desenvolvimento contínuo entre o Mercado Livre e seus fornecedores.
Estamos constantemente em busca de novas ideias e oportunidades que possam trazer ainda mais valor tanto para os fornecedores quanto para a empresa, criando uma plataforma de reconhecimento cada vez mais impactante e significativa.