O Mercado Livre existe há 25 anos. Ao longo de sua história de sucesso a companhia nunca havia realizado um evento voltado ao reconhecimento de seus fornecedores – elo importante de todo o ecossistema e dos resultados surpreendentes da companhia no Brasil. Entretanto, esse capítulo ficou para trás.
Na última terça (30), o Mercado Livre realizou a primeira edição do Meli Awards, premiação que reconhece o desempenho e relacionamento dos seus principais fornecedores e parceiros de negócio no Brasil e elegeu e homenageou 10 empresas em categorias estratégicas para as operações da companhia e solo brasileiro.
Tiago Azevedo, CFO do Mercado Livre para o Brasil, reconhece a longa espera por um evento dessa magnitude, no entanto, o executivo justiça que era necessário “superar alguns desafios”, como explosão da demanda, melhorias em logística etc. “Tínhamos isso em mente há um bom tempo e após alguns desafios superados conseguimos tirar a ideia do papel. Obviamente ainda temos muita coisa para melhorar, mas a criação do Meli Awards inicia esse ritual de celebração e reconhecimento aos nossos parceiros de negócios”, diz.
Para Azevedo, a premiação nasce do desejo de “fortalecer relacionamentos, eficiência, produtividade e inovação”, e reflete também em melhorias para o Mercado Livre. “Apesar de ser uma premiação anual, de certa forma ela estabelece as bases daquilo que o Mercado Livre persegue como companhia, uma régua de qualidade para seguir evoluindo o desempenho de todo o nosso negócio. Não que isso não seja praticado no nosso dia a dia como empresa, muito pelo contrário, porém, quando você cria algo dessa amplitude, com esse caráter, você estabelece mais um foco, reforçando o alinhamento e clareza de objetivos que todos nós temos em comum”, explica Azevedo.
Esse compromisso apontado por Azevedo também foi evidenciado pelos fornecedores e ganhadores das categorias do Meli Awards. Para a maioria, um objetivo alcançado e um momento no qual celebram o desempenho como empresa e o sucesso dessa parceria, reforçando valores como qualidade, transparência, ética e inovação.
Fernando Yunes, vice-presidente sênior de Commerce e líder do Mercado Livre no Brasil, comentou os critérios analisados na premiação. “São empresas que mais se destacaram em produtividade, redução de custos, projetos de qualidade etc no ano de 2023”, diz.
Conheça as categorias do Meli Awards 2023 e as vencedoras em cada uma delas:
Fretes:
● First Mille: PRA LOG
● Line Haul: Grupo Maroni
● Last Mille: RodaCoop
Serviços Logísticos:
● 3PL: DHL
Facilities Opex & Capex:
● Facilities/ Manutenção: Leadec Brasil
● Obras corporativas: MAV Construções
Packaging:
● Box: Klabin
● Flyers: Lord Brasil
Call Center (indicação em Call Center/Customer Experience):
● Call center CX: AeC
Fintech:
● MPOS: Gertec
Meli Awards 2024
Os critérios para a próxima edição do Meli Awards (2024) já foram anunciados. ESG, que direciona a forma como o Mercado Livre faz negócios e se relaciona com sua cadeia de fornecimento, será um importante pilar e levará em consideração clima, social e governança. Em relação aos parâmetros técnicos, a empresa vai avaliar as entregas, atendimento de prazos, iniciativas de otimização de custo, comunicação, engajamento e expertise e inovação dos fornecedores. E, para as ações comerciais, a abertura para negociação, parceria comercial, precificação, condições de pagamento, contratos e confiabilidade e iniciativas de otimização de custo estão dentre os processos que serão analisados.
“Nos baseamos em dimensões que exploram e reforçam nosso relacionamento com nossos fornecedores, como o alinhamento estratégico, o engajamento transversal funcional, a governança e a organização, a comunicação e a confiança e também a criação de valor. Manter este padrão de excelência nos permite cocriar e contribuir com o desenvolvimento e a evolução dos nossos parceiros estratégicos, sempre pensando nos nossos usuários, que estão no centro de tudo o que fazemos aqui”, conclui Tiago Azevedo.