Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mercado Livre lança o prêmio Meli Awards

Mercado Livre lança o prêmio Meli Awards

Pela primeira vez, premiação do Mercado Livre celebra e reconhece o desempenho e a excelência de seus fornecedores no Brasil

O Mercado Livre existe há 25 anos. Ao longo de sua história de sucesso a companhia nunca havia realizado um evento voltado ao reconhecimento de seus fornecedores – elo importante de todo o ecossistema e dos resultados surpreendentes da companhia no Brasil. Entretanto, esse capítulo ficou para trás.

Na última terça (30), o Mercado Livre realizou a primeira edição do Meli Awards, premiação que reconhece o desempenho e relacionamento dos seus principais fornecedores e parceiros de negócio no Brasil e elegeu e homenageou 10 empresas em categorias estratégicas para as operações da companhia e solo brasileiro.

Tiago Azevedo, CFO do Mercado Livre para o Brasil, reconhece a longa espera por um evento dessa magnitude, no entanto, o executivo justiça que era necessário “superar alguns desafios”, como explosão da demanda, melhorias em logística etc. “Tínhamos isso em mente há um bom tempo e após alguns desafios superados conseguimos tirar a ideia do papel. Obviamente ainda temos muita coisa para melhorar, mas a criação do Meli Awards inicia esse ritual de celebração e reconhecimento aos nossos parceiros de negócios”, diz.

Para Azevedo, a premiação nasce do desejo de “fortalecer relacionamentos, eficiência, produtividade e inovação”, e reflete também em melhorias para o Mercado Livre. “Apesar de ser uma premiação anual, de certa forma ela estabelece as bases daquilo que o Mercado Livre persegue como companhia, uma régua de qualidade para seguir evoluindo o desempenho de todo o nosso negócio. Não que isso não seja praticado no nosso dia a dia como empresa, muito pelo contrário, porém, quando você cria algo dessa amplitude, com esse caráter, você estabelece mais um foco, reforçando o alinhamento e clareza de objetivos que todos nós temos em comum”, explica Azevedo.

Esse compromisso apontado por Azevedo também foi evidenciado pelos fornecedores e ganhadores das categorias do Meli Awards. Para a maioria, um objetivo alcançado e um momento no qual celebram o desempenho como empresa e o sucesso dessa parceria, reforçando valores como qualidade, transparência, ética e inovação.

Fernando Yunes, vice-presidente sênior de Commerce e líder do Mercado Livre no Brasil, comentou os critérios analisados na premiação. “São empresas que mais se destacaram em produtividade, redução de custos, projetos de qualidade etc no ano de 2023”, diz.

Conheça as categorias do Meli Awards 2023 e as vencedoras em cada uma delas:

Fretes:

● First Mille: PRA LOG

● Line Haul: Grupo Maroni

● Last Mille: RodaCoop

Serviços Logísticos:

● 3PL: DHL

Facilities Opex & Capex:

● Facilities/ Manutenção: Leadec Brasil

● Obras corporativas: MAV Construções

Packaging:

● Box: Klabin

● Flyers: Lord Brasil

Call Center (indicação em Call Center/Customer Experience):

● Call center CX: AeC

Fintech:

● MPOS: Gertec

Meli Awards 2024

Os critérios para a próxima edição do Meli Awards (2024) já foram anunciados. ESG, que direciona a forma como o Mercado Livre faz negócios e se relaciona com sua cadeia de fornecimento, será um importante pilar e levará em consideração clima, social e governança. Em relação aos parâmetros técnicos, a empresa vai avaliar as entregas, atendimento de prazos, iniciativas de otimização de custo, comunicação, engajamento e expertise e inovação dos fornecedores. E, para as ações comerciais, a abertura para negociação, parceria comercial, precificação, condições de pagamento, contratos e confiabilidade e iniciativas de otimização de custo estão dentre os processos que serão analisados.

“Nos baseamos em dimensões que exploram e reforçam nosso relacionamento com nossos fornecedores, como o alinhamento estratégico, o engajamento transversal funcional, a governança e a organização, a comunicação e a confiança e também a criação de valor. Manter este padrão de excelência nos permite cocriar e contribuir com o desenvolvimento e a evolução dos nossos parceiros estratégicos, sempre pensando nos nossos usuários, que estão no centro de tudo o que fazemos aqui”, conclui Tiago Azevedo.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]