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As 10 melhores startups brasileiras especializadas em customer service

As 10 melhores startups brasileiras especializadas em customer service

Estudo realizado pela 100 Open Startups traz recorte com as startups mais atraentes para o mercado corporativo no segmento de serviços para os clientes. Conheça

A parceria entre empresas tradicionais e novos players inovadores traz uma movimentação de renovação para o mercado como um todo. Desde 2016, um estudo da 100 Open Startups fortalece esse ecossistema, reconhecendo as startups mais atraentes para o mercado corporativo – o Ranking 100 Open Startups.

As empresas são separadas por segmento de atuação. Nessa seleção, destacamos o Top 10 das empresas de customer service de 2021. Este ano, o segmento contou com 123 startups com contratos validados de open innovation com corporações, representando um crescimento de 262% em relação ao ano passado.

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Segundo o levantamento, a intensidade dos relacionamentos desenvolvidos com as corporações por essas startups teve um crescimento de 152% na atividade de Open Innovation, alcançando um total de 5.863 pontos no ranking. Nesse sentido, a indústria que mais fez conexões com esses players foi a de Serviços financeiros, com 14,1% dos relacionamentos, seguida por Varejo, Comércio e Serviços de Distribuição (9,3%) e Serviços Profissionais e Comerciais (8,7%).

“Das startups premiadas na categoria, três são novas em relação ao Ranking 2020, o que demonstra que, o setor de serviços ao cliente tem buscado soluções inovadoras das startups, mesmo sendo um dos mais impactados pela pandemia”, explica Rafael Levy, CTO e cofundador da 100 Open Startups. Entre as selecionadas, as tecnologias mais presentes são Big Data & Analytics, Inteligência Artificial e ferramentas que aprimoram a experiência do cliente.

Conheça o modelo de negócio das startups do Top 10 Customer Service:

1- Ubots – Porto Alegre (RS)
Fundada em 2016, a startup é especializada em ferramentas de relacionamento entre marcas e consumidores que utilizam inteligência artificial. Entre os seus cases estão os chatbots de empresas como Panvel e Agibank.

2- Digitalk – São Paulo (SP)
Solução de CRM Phygital que traz o conceito Omnichannel 360° com inteligência artificial. Sua proposta é transformar as centrais de relacionamento com ferramentas digitais.

3- CosmoBots – São Paulo (SP)
A startup tem uma ferramenta para criação de chatbots de forma ágil, bem como atua com soluções para integração de atendimento multicanal e WhatsApp Business.

4- Nvoip – Juiz de Fora (MG)
Plataforma especializada em telefonia totalmente em nuvem, oferece integração de voz, SMS e API.

5- ClickCard – Belo Horizonte (MG)
Aplicativo voltado para o gerenciamento de contatos. Tem a proposta de potencializar o networking a partir de cartões de visita digitais.

6- AlmoçoGrátis – Vitória (ES)
A solução oferece um sistema de cliente oculto que envolve os próprios consumidores dos restaurantes. O cliente avalia o serviço do local e recebe um voucher de reembolso.

7- Easysapers – São Paulo (SP)
Modelo de consultoria ágil, que se propõe a resolver os desafios das empresas por meio de plataformas digitais e técnicas criativas.

8- Atendare – Três de Maio (RS)
Uma plataforma que reúne CRM, automação de marketing e vendas, além de analytics para potencializar o gerenciamento do fluxo da equipe.

9- Tallos – Maracanaú (CE)
Startup especializada em atendimento digital, oferece automação e análise de dados, como a análise das emoções dos consumidores.

10- Shopper Update Management – São Paulo (SP)
Modelo focado em aprimorar a experiência do varejo, também faz uma espécie de consultoria, que analisa o processo de decisão de compra para gerar insights e criar soluções utilizando tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e beacons.

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A inovação em customer service

O customer service, hoje, vai muito além de contatos diretos ou indiretos realizados entre empresas e clientes. Muitas vezes, a área é responsável por garantir o encantamento e engajamento dos clientes, consolidar a credibilidade da marca e manter alto o nível de satisfação em todas as fases da experiência.

Aprimorar a experiência dos clientes é uma busca diária das organizações. Com a consolidação dos canais digitais, é um pilar que exige inovação, adaptabilidade e estratégia. Com a jornada phygital, as empresas precisam garantir a fluidez dos canais de atendimento e acompanhar o comportamento curioso do consumidor. Nesse sentido, a parceria entre startups e empresas pode trazer novos caminhos nas práticas do mercado, elevando as réguas de qualidade e impressionando os consumidores.


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