/
/
McDonald’s aposta no mercado de bebidas

McDonald’s aposta no mercado de bebidas

Companhia investe em mudanças no McCafé para ampliar portfólio e também aposta na customização

Nos Estados Unidos, as vendas do McDonald’s se dividem, meio a meio, entre bebidas e sanduíches. Por aqui a ideia é que o segmento de bebidas aumente na mesma proporção, segundo o vice-presidente de marketing para a América Latina do McDonald’s, Roberto Gnypek.

Para tanto, a partir deste ano a rede está reestruturando o McCafé, fortalecendo a marca. A ideia é que a venda de café premium no balcão seja ampliada e incorporada ao espaço McCafé. Para aumentar as vendas, a rede aposta em novas embalagens de copo para manter a temperatura das bebidas e facilitar o transporte; na qualidade da matéria-prima; e nas ações promocionais constantes para que o consumidor conecte o café com o McCafé – o que ainda não acontece no Brasil.

Além disso, a rede aumenta a oferta de produtos à base de café para mais de 700 restaurantes da rede, com reforço na categoria premium, além de padronizar a identidade visual do segmento. Hoje, a companhia tem 91 operações do McCafé espalhadas pelo País. “Estamos crescendo no Brasil, e a ideia é mudar para atender a expectativa do nosso consumidor, sem perder nossa identidade”, disse.

“A gente entende que o consumo ‘to go’ e de bebidas seja cada vez mais relevante na vida das pessoas. No Brasil, ainda é um mercado virgem, com muito potencial”, avaliou o executivo. “Acreditamos que café é uma bebida de grande potencial, com capilaridade e
que traz proposta de valor”.

As mudanças são o start para trazer o modelo do The Corner ao Brasil? O executivo diz que não. “O The Corner é um piloto com objetivo de isolar um conceito, aprender com ele e pegar elementos importantes para o consumidor e replicar para toda a estrutura”, afirma. “Somos uma companhia que trabalha em um sistema: nos aproveitamos dos aprendizados, das melhores práticas da Austrália e do mundo inteiro para adaptar à realidade local e trazer para o País. Estamos prestando muita atenção nesse case, nessa avaliação, para que daqui dois, três anos, as melhores práticas desse case sejam aplicadas no Brasil, mas ainda não existe nenhum plano”, explica.

Implantado como teste na Austrália, o The Corner é a operação McCafé reestruturada e completamente diferente do que estamos acostumados por aqui. Só é possível identificar que a marca é do McDonald’s por conta dos pequenos logotipos nos crachás e sacolas de viagem.

O The Corner é o primeiro de quatro laboratórios (Customer Learning Labs) abertos pela rede em 2014 (com dez outros programados para o início de 2015) nos quais o McDonald’s experimenta novas opções no menu. Entre os produtos disponíveis na
operação estão biscoitos de gergelim, iogurte com granola e sopas e saladas, que podem ser customizados pelos clientes e consumidos com pão.

Nos Estados Unidos, a partir da metade deste ano, e no Brasil, a partir da metade de 2016 novidades mais estratégicas da rede devem ser anunciadas a partir de experimentos dos laboratórios da marca. “Tudo de tendências, cardápio e visão estatégica vai se consolidar em grandes mudanças no jeito de comer no McDonald’s”, diz o executivo, sem dar detalhes.

Customização
Outra iniciativa que deve crescer na rede é a customização do menu. A prática, aplicada no final do ano passado como teste em alguns restaurantes da rede nos Estados Unidos, está sendo aplicada no País de forma mais tímida: começou com o Big Mac – era possível escolher quantos hamburgueres colocar no sanduíche – e agora é a vez do Super Cheese Quarteirão, nova versão do Quarteirão, para a campanha inspirada no filme “Os Pinguins de Madagascar” – o cliente pode escolher o sabor do queijo.

“Acredito que seja uma tendência, mas temos de ter uma expectativa correta em relação a isso, porque não é sempre que o consumidor tem tempo, paciência e expectativa para fazer isso”, avalia Gnypek. “Temos nos nossos produtos core os campeões de venda, mas a gente olha pra essa tendência, acha que é algo forte, mas precisa de ajuste fino para lidar com isso bem, porque se você fala ‘faça tudo o que você quiser’…não é isso o que o consumidor quer”, avalia.

Releitura de ícones de volta
Em relação às campanhas, os consumidores podem esperar uma releitura dos clássicos da rede neste ano. “Se existem clássicos na memória das pessoas, esperem que 2015 teremos muito disso. Nossa marca estabelece um vínculo emocional com o nosso consumidor. É o ano dos clássicos”, avalia o executivo.

A companhia vai ampliar os investimentos no digital, com ações de interação em vários dispositivos. Neste ano, também é possível que a rede lance, globalmente, um aplicativo, diferente daquele lançado no Brasil e que teve o investimento descontinuado.

Leia mais

No McDonald’s, inovação não tem Ronald McDonald

McDonald?s instala LED para reduzir consumo em 80%

Lucro do McDonald?s despenca no trimestre

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]