/
/
A palavra do momento é produtividade

A palavra do momento é produtividade

Cuidado ao reduzir custos, você pode pagar caro lá na frente, disse Jorge Jubilato, diretor de RH da C&C

Em palestra no BR Week 2015, Jorge Jubilato, diretor de Recursos Humanos da C&C ? Casa e Construção (empresa do Conglomerado Alfa) apresentou suas estratégias para aumentar a produtividade das equipes.

Diante do cenário instável que se estabeleceu no Brasil, Jubilato fez o recomendado: olhou para dentro e foi analisar a fundo o quadro de funcionários visando aumentar a produtividade deles. ?Em tempos difíceis não adianta ficar lamentando. Optamos por melhorar a satisfação das pessoas, reduzir custos para aumentar os resultados?, disse.

O diretor mudou a estratégia de gestão de pessoas e fez uso de indicadores para fazer um planejamento no modelo básico, com uma planilha de Excel. ?Com os dados verificamos as lojas que tinham o maior turnover e visitamos cada uma delas para analisar o que estava acontecendo. E por meio de diversas mudanças reduzimos significativamente os resultados?, afirmou Jubilato.

As principais mudanças foram: a revisão do código de conduta, dos processos, no perfil de seleção, a empresa passou a fazer comemorações das datas especiais e de conquistas, a revisão da política de benefícios (incluindo a cesta básica nos benefícios), melhorando a comunicação interna, e incluindo a decisão compartilhada de desligamentos. Jubilato disse que passou a acompanhar mais de perto os desligamentos para entender os motivos que levavam tantas pessoas a saírem das lojas. O diretor também implementou novas políticas de remuneração variável, para incentivar o trabalho em equipe e reduzir a competição interna e foi criada uma universidade corporativa, para fazer um trabalho de capacitação, principalmente dos líderes. Além disso, foram criados um site corporativo e um perfil nas redes sociais, facilitando a comunicação entre toda a rede. ?Isso trouxe benefícios importantes como a disseminação de boas práticas que acabaram sendo padronizadas para todas as lojas?, comentou o diretor.

?Já estamos sentindo os resultados dessas mudanças, fechamos o ano de 2014 com 30% de turnover e nesses primeiros seis meses de 2015 estamos com 15%. Devemos fechar em um resultado semelhante ao ano passado. Não e o ideal, mas já é muito bom?, explicou. Segundo Jubilato, turnover zero também não é bom, porque é saudável ter pessoas novas também.

Com as mudanças também foi alterada a jornada de trabalho dos colaboradores, incluindo mais uma folga semanal, opcional. Jubilato mostrou resultados importantes de redução nos custos com o quadro de funcionários: redução no turnover de zero a seis meses, que era o maior, o absenteísmo reduziu 20%, as horas extras 40% e houveram economia em vale transporte e refeição, e os colaboradores trabalham mais felizes.

Leia mais

Como criar proposta de valor para diferentes públicos?

A hora da produtividade

A rede mais multicanal do Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]