O McDonald?s, maior rede de fast food do mundo em faturamento, disse que no mês de agosto suas vendas em lojas abertas há mais de 12 meses tiveram um recuo de 3,7% em relação ao mesmo período de 2013. O desempenho menos ruim ocorreu na Europa, em que as receitas recuaram 0,7% pelo critério mesmas lojas. Nos Estados Unidos, a queda foi de 2,8% e no restante do mundo (exceto América Latina, onde a operação está a cargo da franqueada Arcos Dorados), de 14,5%.
De acordo com o CEO do McDonald?s, Don Thompson, uma ?conjunção de fatores? impactou o desempenho global da rede no mês de agosto. Nos Estados Unidos, o fraco crescimento do mercado e o ambiente extremamente competitivo tiraram vendas da companhia, que afirma estar trabalhando ?para melhorar a qualidade do atendimento, o valor oferecido aos clientes e as opções do menu?.
Na Europa, as vendas no Reino Unido cresceram, mas o fechamento de lojas na Rússia (atribuído por analistas ao crescimento das tensões entre o governo Putin e os Estados Unidos) trouxe perda de receitas. Já na Ásia/Pacífico, Oriente Médio e África a forte queda de 14,5% derivou de questões ligadas à cadeia de suprimentos da China: um fornecedor foi pego misturando carne vencida com produtos frescos, o que afetou profundamente a confiança dos clientes e os afastou das lojas.
A América Latina não está contemplada no anúncio mensal das vendas do McDonald?s, uma vez que a operação na região está a cargo da franqueada Arcos Dorados. A empresa faturou US$ 4 bilhões em 2013 em mais de 2000 lojas em 20 países. No mercado brasileiro, as vendas no segundo trimestre de 2014 (dado mais recente disponível) avançaram 7,7%, com expansão de 0,8% em mesmas lojas. O desempenho foi prejudicado pela Copa do Mundo, que diminuiu o tráfego nos restaurantes da marca, mesmo com sanduíches especiais relacionados ao evento.
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