Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mc Donald´s, Dancin´Days, o retrô e o futuro

Mc Donald´s, Dancin´Days, o retrô e o futuro

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes homenageará este ano o Mc Donald´s como “Empresa criativa do ano”. O prêmio é justíssimo. Poucas marcas conseguem gerar e disseminar comunicação de marca tão consistente, criativa e inteligente

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes homenageará este ano o Mc Donald´s como “Empresa criativa do ano” (Creative Marketer Award – veja

aqui

). O prêmio é concedido às marcas que “se distinguem por inspirarem ações inovadoras de marketing de seus produtos mundialmente em múltiplas plataformas e encorajam o uso da criatividade na comunicação de marca produzida pelas suas agências”. O prêmio é justíssimo. Poucas marcas de âmbito global conseguem gerar e disseminar comunicação de marca tão consistente, criativa e inteligente quanto a rede norte-americana de fast food.

No Brasil desde 1979, o Mc Donald´s não só trouxe para cá o conceito de fast food mas também outras ideias que se tornaram premissas do negócio de alimentação em nosso país: a limpeza, a formação de mão de obra, a sistematização e a linha de montagem dos lanches, o know how sobre como é possível desenvolver bom marketing de restaurantes, a padronização. O Mc Donald´s representa, para o Brasil, uma espécie de passaporte para um capitalismo mais eficiente no qual produtividade, giro, processos, melhoria contínua, adaptação cultural e inovação impulsionam negócios à frente.

O Brasil que assistiu a chegada do Mc Donald´s era o país visto pelas lentes da novela Dancin´Days, de Gilberto Braga. Fenômeno de audiência e de comportamento, a novela retratava a vida de uma ex-presidiária – Julia Matos – interpretada por Sonia Braga – procurando uma segunda chance e a redenção por erros passados. Inteligente, moderna e ágil (para a época), a novela galvanizou a atenção do público que se aboletava noite após noite à frente da TV para acompanhar o desenrolar de uma história que funcionava como metáfora de um Brasil que também se readaptava à liberdade, em meio ao processo de distensão do final do governo Geisel e início do governo Figueiredo. O Brasil pedia uma segunda chance, querendo se aproximar novamente de seu povo, como Julia Matos almejava reencontrar a sua filha, deixada aos cuidados da irmã malévola e dominadora.

Este Brasil assistiu à invasão das meias de lurex, coloridas, do desbunde dos jovens nas discotecas e a um certo otimismo que exalava dos ares mais livres. O Mc Donald´s teve sua primeira loja inaugurada em 13/02 de 1979 apenas 15 dias após o encerramento da novela Dancin´Days. Desde então a rede de fast food integrou-se à cultura e à paisagem brasileira, modificando também comportamentos e buscando se adaptar às constantes mudanças da economia e da sociedade.

De uma rede com menu de 6 a 10 itens, hoje o Mc Donald´s oferece centenas de combinações de pedidos a partir de dezenas de itens diferentes. Acusado como responsável pela epidemia de obesidade que atingiu milhões de pessoas no mundo afora, a rede criou diversas alternativas de lanche, reduziu o teor de sódio e gordura dos lanches, ofereceu alternativas mais saudáveis como saladas, frutas e cenouras, além de sucos, entrou no mercado de cafés especiais mas, fundamentalmente, o Mc Donald´s inspirou excepcionais campanhas publicitárias.

Mesmo com diversas regras predeterminadas – prevalência de pessoas comuns (e não atores) nos comerciais, humor leve, valores familiares, amizade, simplicidade, closes de produtos com “appetite appeal”– uma visão histórica das campanhas da marca revela coerência, coesão e consistência impressionantes. Em qualquer lugar do mundo, o Mc Donald´s é facilmente reconhecido. Seu padrão é tão estabelecido que o sanduiche  o Big Mac transformou-se em índice econômico para demonstrar o valor das diferentes moedas mundiais – é um índice de câmbio que demonstra apreciação ou depreciação das moedas em relação ao dólar.

Nesta página você pode ver diversos comerciais históricos do Mc Donald´s. Repare como os valores da marca estão sempre presentes, perpassando gerações e construindo uma história real, legítima, com pessoas reais e emoções autênticas. Estamos falando de clássicos como “You deserve a break today – Porque você merece sempre mais – no Brasil”; “Did somebody says Mc Donald´s?” e “I´m lovin´it – Amo muito tudo isso – no Brasil”. Campanhas de longa duração, com elementos incorporados de modo preciso ajudando a construir uma das marcas mais fortes e valiosas do mundo. Qualquer empresa que busque construir marcas precisa estudar cuidadosamente a evolução do branding case do Mc Donald´s.

Mc Donald´s 70

 

 

Mc Donald´s 70(o lançamento do clásico jingle do Big Mac)

Mc Donald´s 80

Mc Donald´s 90

 

Mc Donald´s 90 – (peça pelo número)

Mc Donald´s 90 –

Mc Donald´s 2000 –

Mc Donald´s 2000 (recente) –

Comerciais com mais de 40 anos ainda são capazes de encantar porque concebidos a partir de valores universais. Da mesma forma que a novela Dancin´Days, que volta ao ar pelo Canal Viva e consegue colocar um de seus personagens como Trending Topic no Twitter já na reestreia. Mesmo em um período de mudanças aceleradas, os valores simples do Mc Donald´s têm grande poder de comunicação porque nos dão segurança para encarar o futuro.

Polêmicas alimentares à parte, pouquíssimas marcas de fast food ou mesmo de alimentos lograram criar tamanha empatia e percepção positiva de consumidores tão diversos quanto israelenses, brasileiros, japoneses, ingleses e mexicanos. Não por acaso, a página oficial da marca no Brasil contabiliza quase 4,3 milhões de fãs…

Em resumo, o Mc Donald´s, assim como a saudosa Dancin´Days devem o seu sucesso ao fato de trazerem boas histórias. Marcas que trazem significados autênticos funcionam como ícones de autoexpressão e atestados de valor para os consumidores.

Na cobertura que Consumidor Moderno fará do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, outros cases de marcas emblemáticas serão abordados. Marcas que, como o Mc Donald´s conseguem construir relacionamentos sólidos com consumidores no mundo todo.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Inteligência de Negócios do Grupo Padrão
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]