Ao longo dos anos, a forma do consumo de conteúdo mudou, assim como os meios de uma marca se comunicar e se aproximar do seu público. Antes costumávamos acompanhar o que era veiculado na TV, depois foram surgindo vídeos em sites e banners na internet até chegarmos ao modelo de vídeos curtos e na vertical em aplicativos. Com todas essas adaptações e todos esses formatos coexistindo, foi preciso que as empresas pensassem em como poderiam atingir novos segmentos de público para estar presente de forma mais maciça e relevante ao mesmo tempo.
Atualmente, o caminho mais comum para as marcas é criar perfis proprietários nas plataformas e valer-se das famosas colaborações com criadores de conteúdo, já que a população brasileira passa 11 horas e 19 minutos se dedicando às redes sociais, de acordo com um levantamento da empresa NordVPN.
No entanto, uma plataforma que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado publicitário são as mídias Out-of-Home (OOH), principalmente aquelas que estão no transporte público, onde a população das regiões metropolitanas passa boa parte do seu tempo. Para se ter uma ideia, os usuários que trabalham presencialmente levam em média 40 minutos para se deslocar de sua residência até o local de trabalho, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Com as comunicações visuais em espaços externos, que atingem o consumidor fora de casa, é possível segmentar o público a ser atingido, delimitando em qual região seu anúncio deve circular.
Tudo depende da estratégia de gestão. De exemplo, posso trazer a parceria entre a JCDecaux, líder mundial em mídia Out-of-Home, e o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos, para produção de conteúdo para a Linha 4-Amarela da ViaQuatro de metrô.
A colaboração traz a essência dos vídeos curtos para esse formato de mídia, levando pílulas de entretenimento com conteúdos especiais e relevantes direto da plataforma para as telas do metrô de São Paulo.
Os vídeos representam uma fonte de novas descobertas para os usuários em diferentes segmentos, como dicas de viagem, tutoriais, receitas e até conteúdos “faça você mesmo”, entre muitos outros.
É, portanto, muito significativo para o Kwai estar presente de forma mais completa em toda a jornada do usuário, ampliando assim sua conexão com o público. Além disso, a ação traz mais visibilidade aos próprios creators, que terão suas criações apresentadas para uma audiência ainda maior.
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A estratégia é certeira, uma vez que milhões de usuários são impactados por dia e isso garante grande visibilidade para a marca e para os conteúdos e representa uma boa possibilidade para investir em marketing por meio de um conteúdo mais atrativo. Uma marca pode ser conhecida ou relembrada em ações simples como essa, basta estar presente na vida do público.
*Claudine Bayma, diretora geral do Kwai Brasil.
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