A Lojas Marisa, uma das principais redes de vestuário do País, fechou o ano de 2014 com um desempenho modesto. Sua receita líquida cresceu 3,5% na comparação anual, para R$ 2,6 bilhões, com uma expansão de apenas 0,2% em lojas abertas há mais de 12 meses. Em 2013, o crescimento pelo critério mesmas lojas havia sido de 1,5%.
Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) da operação varejista recuaram 37,6% sobre 2013, para R$ 100,05 milhões, mas foram compensados pela melhoria do desempenho da operação financeira, cujos resultados subiram 36,4%, para R$ 287,19 milhões, levando o Ebitda total da empresa a uma expansão de 4,4%, para R$ 387,2 milhões. Com isso, o lucro líquido da empresa recuou 40,3% sobre 2013, para R$ 51,1 milhões.
No quarto trimestre de 2014, entretanto, os lucros líquidos da empresa cresceram 70,5%, para R$ 43,8 milhões, em virtude do processo de otimização de despesas, reposicionamento de mix de produtos (trabalhando com tíquete médio menor e mais velocidade de giro), melhor gestão de estoques, redução dos custos de frete e manuseio. Alavancado pelo Black Friday, o faturamento líquido no período subiu 1,3% na comparação anual, para R$ 870,2 milhões, com queda de 0,5% em mesmas lojas, o que foi atribuído pela empresa à redução de 5,7% no preço médio dos produtos.
Em seu relatório de desempenho, a Marisa destacou o ganho de margem no quarto trimestre em função da estratégia de apostar em produtos de menor preço médio e mais giro: o custo da mercadoria vendida recuou 2,7 pontos percentuais, para 51% das vendas, e com isso o resultado operacional ficou em 8,2% das receitas, 2,3 pontos percentuais acima do alcançado no quarto trimestre de 2013.
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