Em comunicado para a divulgação dos resultados do trimestre, a Marisa anunciou que o desempenho no período foi aquém das expectativas. Para a companhia, a Copa do Mundo reduziu o fluxo de clientes em julho, o mês mais importante das vendas do 3° trimestre.
Em relação aos meses de julho, agosto e setembro de 2013, a receita líquida (descontados custos e despesas) das 413 lojas da Marisa cresceu 7,5% e alcançou R$ 777 milhões no trimestre e 2,28 bilhões no acumulado do ano (aumento de 9,1%) em relação a 2013. As vendas ?mesmas lojas? (unidades abertas há mais de um ano) caíram -1,5% em relação a 2013.
Outros fatores que ?jogaram areia? nos planos da Marisa, segundo os comentários da administração contidos no relatório, foram a inflação de alimentos (8,21% nos últimos 12 meses) e a confiança do consumidor, que caiu a níveis parecidos aos vistos durante a crise de seis anos atrás.
A administração, reconheceu, contudo que ?foram questões relacionadas à operação as principais responsáveis pela deterioração dos resultados?. Para a Marisa, a dificuldade no ?posicionamento e na alocação da coleção foram os principais fatores?.
Apesar de necessários para sustentar o crescimento em longo prazo, a adição de novas estruturas logísticas e gastos com novos canais (e-commerce e venda direta) também foram responsáveis pelo resultado abaixo do esperado.
Por conta de novos projetos, principalmente operacionais, a empresa trocou algumas cadeiras: Arquimedes Salles assumiu diretoria de vendas, os canais de venda lojas físicas, e-commerce e venda direta, Paulo Borsatto foi nomeado diretor de negócios produtos e serviços financeiros.
Além disso, a área de Logística foi incorporada pela diretoria de compras e Adalberto Pereira dos Santos assumiu a diretoria financeira, administrativa e de relações com investidores.
No 3° trimestre do ano, foram abertas duas novas lojas: no São Luis Shopping da capital maranhense e no Shopping Vila Velha, no Espírito Santo. Até dezembro, serão inauguradas mais três.
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