/
/
Marco Civil: entre a teoria e a prática

Marco Civil: entre a teoria e a prática

Cinco anos depois, conseguimos, enfim, nossa Constituição da rede. O consumidor está bem informado? 
Legenda da foto

Sancionado em abril do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, o Marco Civil da Internet entrou em vigor no dia 23 de junho do mesmo ano. Em 25 anos de Código de Defesa do Consumidor, é necessário um olhar preciso sobre o assunto é necessário.

O artigo sétimo da lei determina que as companhias simplifiquem e esclareçam seus contratos de prestação de serviços. O regime de proteção de dados pessoais, registros de conexão, acesso e práticas de gerenciamento de redes nos termos de uso de sites, redes sociais e aplicativos devem ser informados de forma clara e objetiva.

Leia também: CDC: os direitos do consumidor no universo de compra online

Segundo o presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), Renato Opice Blum, as políticas de uso e coleta de dados deverão estar explicitamente publicadas.

“Hoje, esses termos são muito complexos e extensos. A simplificação facilitará a compreensão das informações e, consequentemente, a segurança das interações que ocorrem na rede”, explica.

Leia também: Jornada CDC 25 anos: Você conhece seus direitos?

Para a Fecomercio, a aplicação do artigo será benéfica para empresários e consumidores, gerando mais utilização e, dependendo do foco, mais movimentação econômica. Fora isso, não envolverá nenhum custo corporativo. “É uma reavaliação. Os próprios departamentos jurídicos podem fazer isso?, ressalta.

Leia também: CDC no século XXI: simples como um toque

O executivo recomenda que as empresas se atentem à clareza do texto e ao destaque das informações mais relevantes. O processo de coleta e utilização de dados pessoais, responsabilidades e restrições pode ser explicado de forma descontraída, com tabelas e outros recursos. ?Uma página com perguntas e respostas e um link de acesso a uma versão mais detalhada das condições de uso também seriam boas pedidas”, sugere.

Acompanhe nossa cobertura nas redes sociais sobre a comemoração de aniversário do CDC por meio da #CDC25anos.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Na pele de Lidia Abdalla, CEO do Grupo Sabin
CEO do Grupo fala sobre a primeira unidade totalmente digitalizada em Brasília e como planeja levar o modelo de autoatendimento para outras unidades da rede
Mastercard vê até US$ 750 bi em fluxos B2B como nova fronteira para cartões
Com cartões virtuais, pagamentos internacionais e soluções para PMEs, companhia quer ampliar a digitalização das transações entre empresas no Brasil
Na Vivo, CX vira inteligência contínua
Carla Beltrão, VP de Experiência do Cliente da Vivo, explica como construir inteligência e diferenciação de forma ininterrupta e em escala na experiência do cliente
Itaú, Bradesco, Nubank e mais mostram como a IA transforma produtividade, crédito e CX
Na Febraban Tech 2026, executivos dos principais bancos do País mostram como a tecnologia tem avançado em ritmo acelerado no setor

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Do clique ao dano: quem responde nas novas relações de consumo? Menos estímulos, mais experiência? Novas cobranças do WhatsApp Marco Legal da Cibersegurança: o que muda?