/
/
Marco Civil da Internet: as vozes da regulamentação

Marco Civil da Internet: as vozes da regulamentação

O próximo passo ligado a legislação é o mais importante, o que requer atenção pública e participação ativa em sua consolidação

O Marco Civil da Internet foi sancionado em abril de 2014 após um longo processo de discussões públicas, debate sobre interesses, lapidamento do texto. Hoje, o que temos é uma legislação de base conceitual construída de uma forma única, conforme apontou Demi Getschko, diretor presidente do Nic.br, no painel realizado durante a Campus Party 2015.

Para os atores presentes no debate, uma coisa é certa: sua regulamentação deve ser feita logo e da melhor forma possível. ?No que diz respeito às exceções que serão discutidas ligadas à Neutralidade da Rede é importante que a gente pense que uma exceção deve ser pouca. Se existirem muitas vira regra?, destaca o deputado Alessandro Molon, relator do Marco. 

Para Marcelo Branco, ativista do Software Livre, a internet deve ser como a rede elétrica: você simplesmente tem direito de usar e pronto. Pacotes de dados tiram o direito de acesso total, quebrando a neutralidade. ?As únicas exceções da Neutralidade da Rede que são aceitáveis são aquelas ligadas a características técnicas, que garantam seu bom funcionamento?. E, claro, elas devem garantir a privacidade. ?Essa definição de que o Marco Civil garante o vigilantismo é um desconhecimento de causa?, expõe.

Eduardo Neger, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), chama a atenção de todo empreendedor que queira atuar na internet: conheça a legislação, saiba tudo sobre seu terreno. ?O Marco Civil é um texto que nos passa os princípios básicos da aplicação tecnológica. Ele tem esse mérito principiológico e essa regulamentação deve acertar apenas pequenos pontos?. 

Sobre o armazenamento dos logs de aplicação, a advogada Veridiana Alimonti, representante do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), ressaltou: ”Os logs foram uma polêmica. Hoje, quando o usuário navega, eles já são armazenados, isso faz parte do modelo de negócios da internet. Nossa discussão é que isso deixe de ser facultativo e fique definido um período de seis meses para determinados casos?. Em sua visão, os pontos devem ser muito bem esclarecidos para que não existam interpretações estranhas.

Seja sobre a Neutralidade, seja sobre privacidade ou armazenamento de logs, todos os participantes ressaltam a importância da participação pública, uma característica determinante do texto desde o início. ?Hoje, nosso Marco Civil é considerado um exemplo internacional. Sua consolidação não pode esquecer sua base, seu cerne, sem interesses, e ela aponta um futuro que mostra que as coisas não serão mais como antes?, finaliza Getschko.

 

Leia mais:

Vício em redes sociais deixa as pessoas estressadas?

Conheça os aplicativos que podem ?competir? com o Instagram

Freud explica: as quatro grandes doenças causadas pela internet

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]