Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como as marcas estão se transformando para acompanhar o mercado

Como as marcas estão se transformando para acompanhar o mercado

Mudanças trazidas pela pandemia estão exigindo novas posturas das marcas para que consigam se manter vivas e relevantes

2020 foi um ano de muitas mudanças para todos os setores da economia. A crise causada pela pandemia do novo coronavírus trouxe não apenas desafios, mas também aprendizados. Com a nova realidade imposta pelo mundo, muitas marcas precisaram se reinventar para enfrentar este novo cenário que se apresenta, ainda com muitas incertezas e com consumidores cada vez mais exigentes.

Para sobreviver a 2020 e seguir firmes em 2021, as marcas tiveram que buscar novas inspirações e repensar seu planejamento estratégico, se adaptando à nova realidade e tendo sempre em mente o que os consumidores esperam. Veja o que está sendo feito nesse processo de transformação para acompanhar o mercado.

Foco no consumidor

Um e-book lançado recentemente pela Kantar trouxe algumas resoluções para as marcas para este ano. De acordo com o documento, em tempos de incerteza como o que estamos vivendo, as pessoas buscam, antes de tudo, por territórios firmes, onde podem se sentir seguras e protegidas. Sendo assim, as marcas têm a oportunidade de ser uma garantia de confiança, na medida em que atendem às necessidades e cumprem suas promessas básicas.

Leia também: As novas formas de demonstrar apoio ao cliente 

Para isso, é essencial que elas  saibam como adaptar sua oferta e administrar as experiências dos consumidores. A startup Eats for You, por exemplo, apostou nesse caminho para driblar a crise no ano passado. A empresa, que se consolidou com um modelo de retirada de marmitas em pontos específicos, normalmente centros comerciais, passou a trabalhar com sistema de delivery, levando suas marmitas caseiras até os consumidores.

“A pandemia nos trouxe grandes transformações, principalmente no modelo de comercialização da startup. Nosso principal foco é o trabalhador brasileiro, que após a pandemia começou a  trabalhar de casa, e por isso tivemos que criar novas estratégias para chegar até ele”, conta Nelson Andreatta, fundador e CEO da Eats for You.

Entre os principais desafios que a empresa enfrentou nesse processo, estão o reconhecimento de novos hábitos do consumidor e a otimização da operação, que ficou ainda mais delicada em meio à pandemia. O engajamento de todo o time da Eats for You, segundo Andreatta, foi fundamental para o sucesso das mudanças. “Toda crise gera aprendizados, amadurecimento, seguimos firmes em nosso propósito de construir um negócio capaz de impactar milhares de pessoas”, diz.

Inovação e agilidade

O documento da Kantar destaca ainda a importância da criatividade e da inovação para que as marcas se mantenham vivas e relevantes, impulsionando, assim, sua rentabilidade. A criatividade deve ajudar a marca a transmitir melhor seu propósito, o que ela resolve e por que desempenha um papel determinante.

Outro ponto importante destacado pelo e-book é a importância cada vez maior de as empresas conseguirem inovar com rapidez. Foi o que fez a Eats for You, ao adotar novos canais de comercialização em meio à pandemia. Apesar do desafio que a mudança trouxe, os resultados foram positivos e devem colaborar para que a marca siga crescendo este ano.

Por fim, o desejo de se diferenciar em um ambiente saturado, segundo o relatório, fará com que as marcas compartilhem cada vez mais suas opiniões e se envolvam crescentemente na arena das políticas públicas e ações sociais, como fez a Eats for You com o lançamento da ação de Foodbank. “Em parceria com a população e grandes empresas, conseguimos levar milhares de refeições à população em situação de rua de São Paulo, reafirmando nosso posicionamento de uma startup de alto impacto social”, conclui Andreatta.


+ Notícias 

As estratégias da Azul para manter os clientes por perto durante a pandemia 

Como melhorar a experiência do cliente usando tecnologia 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]