Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mês do Orgulho LGBTQIA+: 5 empresas que apoiam a causa

Mês do Orgulho LGBTQIA+: 5 empresas que apoiam a causa

Junho é conhecido mundialmente como o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Marcas como Ambev, Natura e Toyota se destacam ao desenvolverem ações para estimular o debate de inclusão e bem-estar sobre o tema

Junho é conhecido mundialmente como o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que se originou em homenagem a um dos episódios mais marcantes dessas minorias: a rebelião de Stonewall Inn, que ocorreu em 28 de junho de 1969.

Desde então, a data ganhou força e atualmente busca reforçar a luta diária de gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais, entre outras minorias, pela conquista de mais direitos, respeito e dignidade. Estes esforços motivaram grandes empresas, que, nos últimos anos, se tornaram grandes aliadas no apoio para a causa.

Grandes marcas com Ambev, Natura e Toyota, entre outras, são alguns dos vários exemplos de companhias que desenvolvem campanhas e ações marcantes para estimular o debate sobre uma nova forma de pensar o tema LGBTQIA+.

Nessa quebra de tabus importantes na sociedade, conteúdos com inclusão e bem-estar de pessoas LGBTQIA+, campanhas publicitárias contra a homofobia, bate-papo descontraído sobre menstruação para pessoas que menstruam, mulheres e homens trans, e ações buscam promover mais dignidade para estes públicos tão estigmatizados e vítimas de preconceito.

Confira cinco empresas comprometidas na luta dos LGBT+

AMBEV

Em meio a pandemia, a gigante do setor de bebidas criou a campanha #orgulhonaopara em alusão ao período de lockdown que o Brasil e o mundo “pararam” com o objetivo de conter o avanço de contaminações e mortes da covid.

Por meio das redes sociais, a AMBEV pedia para os internautas contarem histórias do orgulho LGBTQIA+ durante a quarentena e, cada história contada, seria doado R$ 1 para ONGs atuantes pela defesa dos direitos destas minorias. A Campanha #OrgulhoResiste de 2021 foi uma das ações marcantes da empresa.

Para este ano, a Ambev trouxe a cantora, atriz e compositora Lina Pereira (ou Linn da Quebrada, como é mais conhecida) para ser a nova Consultora de Diversidade e Inclusão (D&I) da Ambev . Ela chega para apoiar a companhia na ampliação de práticas de inclusão e visibilidade de pessoas LGBTQIA+, especialmente da comunidade de pessoas trans e travestis, segundo a Ambev.

Toyota

Em 2021, a Toyota Brasil  também criou cinco grupo de afinidades para avançar com ações de diversidade e inclusão, incluindo um específico para a temática LGBT+. Foram cerca de 100 participantes que se reuniram regularmente para desenvolver práticas e refletir pontos de melhoria a serem apresentados e endereçados junto à liderança da empresa.

Libresse

Já a Libresse, do Grupo Essity, se destaca por ser uma marca que procura proporcionar uma experiência para as consumidoras, quebrando tabus sobre a menstruação, de cuidados da Zona V e de assuntos de liberdade, de expressão e de empoderamento.

Em seu portfólio, a empresa apresenta campanhas e conteúdos educativos em diversos meios de comunicação, sobretudo nas redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e Youtube. Entre as campanhas que foram promovidas pela Libresse, a Histórias do Útero tem o propósito de criar uma cultura em que pessoas que menstruam, mulheres e homens trans, possam se sentir encorajadas a expressar o que passam, sem temer preconceitos ou críticas.

Natura

A Natura oferece há mais de 10 anos benefícios de saúde a casais LGBTQIA+, como, licenças parentais estendidas – maternidade de seis meses e paternidade de 40 dias – além do berçário, sem custo, para pais e mães, independentemente do gênero ou orientação sexual.

Além disso, a empresa mantém parceria com a Casa 1, no qual oferece cursos profissionalizantes de maquiagem para transexuais, inciativa patrocinada pela marca Natura Faces. Em seu site oficial a Natura reserva uma área dedicado ao conhecimento do mundo LGBTQIA+. A Campanha “Mais do que você vê” também marcou as ações da empresa sobre o tema em 2021.

Grupo Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar é parceiro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e Transempregos e estima ter contratado cerca de 40 profissionais trans em 2019 para as lojas do Grupo.

Além disso, a marca participa do #AgoraVai, festival que tem como objetivo capacitar pessoas trans para o mercado de trabalho, com oficinas e treinamentos sobre elaboração de currículos, dicas para entrevista e escolha do vestuário.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+Notícias

Como aproximar a indústria do consumidor? A proposta da Nestlé é a experiência

Sua empresa realmente trabalha a diversidade e a inclusão? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]