Junho é conhecido mundialmente como o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que se originou em homenagem a um dos episódios mais marcantes dessas minorias: a rebelião de Stonewall Inn, que ocorreu em 28 de junho de 1969.
Desde então, a data ganhou força e atualmente busca reforçar a luta diária de gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais, entre outras minorias, pela conquista de mais direitos, respeito e dignidade. Estes esforços motivaram grandes empresas, que, nos últimos anos, se tornaram grandes aliadas no apoio para a causa.
Grandes marcas com Ambev, Natura e Toyota, entre outras, são alguns dos vários exemplos de companhias que desenvolvem campanhas e ações marcantes para estimular o debate sobre uma nova forma de pensar o tema LGBTQIA+.
Nessa quebra de tabus importantes na sociedade, conteúdos com inclusão e bem-estar de pessoas LGBTQIA+, campanhas publicitárias contra a homofobia, bate-papo descontraído sobre menstruação para pessoas que menstruam, mulheres e homens trans, e ações buscam promover mais dignidade para estes públicos tão estigmatizados e vítimas de preconceito.
Confira cinco empresas comprometidas na luta dos LGBT+
AMBEV
Em meio a pandemia, a gigante do setor de bebidas criou a campanha #orgulhonaopara em alusão ao período de lockdown que o Brasil e o mundo “pararam” com o objetivo de conter o avanço de contaminações e mortes da covid.
Por meio das redes sociais, a AMBEV pedia para os internautas contarem histórias do orgulho LGBTQIA+ durante a quarentena e, cada história contada, seria doado R$ 1 para ONGs atuantes pela defesa dos direitos destas minorias. A Campanha #OrgulhoResiste de 2021 foi uma das ações marcantes da empresa.
Para este ano, a Ambev trouxe a cantora, atriz e compositora Lina Pereira (ou Linn da Quebrada, como é mais conhecida) para ser a nova Consultora de Diversidade e Inclusão (D&I) da Ambev . Ela chega para apoiar a companhia na ampliação de práticas de inclusão e visibilidade de pessoas LGBTQIA+, especialmente da comunidade de pessoas trans e travestis, segundo a Ambev.
Toyota
Em 2021, a Toyota Brasil também criou cinco grupo de afinidades para avançar com ações de diversidade e inclusão, incluindo um específico para a temática LGBT+. Foram cerca de 100 participantes que se reuniram regularmente para desenvolver práticas e refletir pontos de melhoria a serem apresentados e endereçados junto à liderança da empresa.
Libresse
Já a Libresse, do Grupo Essity, se destaca por ser uma marca que procura proporcionar uma experiência para as consumidoras, quebrando tabus sobre a menstruação, de cuidados da Zona V e de assuntos de liberdade, de expressão e de empoderamento.
Em seu portfólio, a empresa apresenta campanhas e conteúdos educativos em diversos meios de comunicação, sobretudo nas redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e Youtube. Entre as campanhas que foram promovidas pela Libresse, a Histórias do Útero tem o propósito de criar uma cultura em que pessoas que menstruam, mulheres e homens trans, possam se sentir encorajadas a expressar o que passam, sem temer preconceitos ou críticas.
Natura
A Natura oferece há mais de 10 anos benefícios de saúde a casais LGBTQIA+, como, licenças parentais estendidas – maternidade de seis meses e paternidade de 40 dias – além do berçário, sem custo, para pais e mães, independentemente do gênero ou orientação sexual.
Além disso, a empresa mantém parceria com a Casa 1, no qual oferece cursos profissionalizantes de maquiagem para transexuais, inciativa patrocinada pela marca Natura Faces. Em seu site oficial a Natura reserva uma área dedicado ao conhecimento do mundo LGBTQIA+. A Campanha “Mais do que você vê” também marcou as ações da empresa sobre o tema em 2021.
Grupo Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar é parceiro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e Transempregos e estima ter contratado cerca de 40 profissionais trans em 2019 para as lojas do Grupo.
Além disso, a marca participa do #AgoraVai, festival que tem como objetivo capacitar pessoas trans para o mercado de trabalho, com oficinas e treinamentos sobre elaboração de currículos, dicas para entrevista e escolha do vestuário.
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