Representatividade é uma bandeira muito importante – e, graças a internet, ela tem ganhado cada vez mais força. Inspirada pelo empoderamento das mulheres de cabelos cacheados, o Beleza Natural tem uma linha de produtos focada apenas nesse tipo de cabelo (crespo, cacheado e ondulado). A ideia é deixar qualquer ferramenta de alisamento totalmente de lado. Agora, a marca chegará ao Brasil todo porque investiu em sua própria loja online.
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O processo de formatação da loja virtual levou dois anos de pesquisa. Conforme explica Leila Velez, presidente e cofundadora do Beleza Natural, a intenção não era simplesmente fazer um site de vendas. “Nosso objetivo sempre foi oferecer informação e consultoria, como se a cliente estivesse sendo atendida por uma de nossas consultoras, no instituto ou no quiosque”, conta.
“Demoramos, mas conseguimos formatar um modelo que oferece atendimento com qualidade, informação e agilidade a todas as crespas e cacheadas que ainda não possuem acesso a uma loja física do Beleza Natural”, diz. Segundo a empresa, 70% da população brasileira tem cabelo crespo ou ondulado – por isso a importância de uma atuação nacional.
Estratégia
O e-commerce será focado nos produtos exclusivos da marca. A aposta para a experiência personalizada é o Quiz, um funil inteligente de informações da consumidora que a ajudará em uma decisão guiada sobre as escolhas no site. A ideia é fazer um atendimento personalizado online, direcionado ao tipo e saúde de fio da cliente.
Além disso, ficarão disponíveis vídeos tutoriais de como usar os produtos, com os resultados reais dos tratamentos. Dessa forma, ficará disponível uma consultoria de uso, como é feito nos institutos e quiosques da rede, que atendem cerca 130 mil clientes por mês. “Baseado nas respostas sobre tipo de cacho, estado do fio e preferências da cliente, o site dá um verdadeiro diagnóstico dos melhores produtos de forma individualizada. Além disso, teremos também vídeos que ensinam o passo a passo da utilização, para facilitar o dia a dia dela”, explica Leila.
Segundo a executiva, a expectativa é alcançar com o e-commerce o mesmo resultado de um instituto físico ao fim de um ano de operação. Outro objetivo é atingir as clientes que moram longe dos institutos e participam de caravanas para tratar de seus fios em uma das filiais. Atualmente com 24 anos de atuação, a rede tem mais de 40 unidades dentre institutos de beleza e quiosques de produtos, em cinco estados (e uma filial em andamento no exterior).