Pesquisar
Close this search box.
/
/
Malware ameaça segurança dos dados de PMEs

Malware ameaça segurança dos dados de PMEs

Ransomware é capaz de capturar dados armazenados e permitir que criminosos peçam resgate por acesso

O ransomware é um tipo de malware capaz de sequestrar os dados armazenados nos computadores das vítimas. Num ataque de ransomware o cibercriminoso entra no ambiente virtual da empresa e criptografa os dados de um computador ou mesmo de um servidor. Após o ataque, o hacker pede que a vítima pague um resgate para que o acesso à máquina seja liberado novamente. 

O relatório de ameaças do McAfee Labs, divulgado no final de 2015, mostrou que no terceiro trimestre do ano passado a empresa já somava mais de cinco milhões de amostras de ransomware, número 150% maior do que no mesmo período de 2014.

Marcus Almeida, gerente de Inside Sales & SMB da Intel Security, comenta que este tipo de ataque funciona em qualquer empresa que tenha dados sensíveis, independentemente de seu porte. ?O cibercriminoso não escolhe o tamanho da empresa, ele escolhe o caminho mais fácil, onde é mais fácil atacar e obter sucesso. E muitas vezes as pequenas e médias empresas não se dão conta de que seus dados são tão valiosos quanto os das grandes corporações?. O ransomware pode chegar à empresa por um e-mail fraudulento contendo um link ou arquivo para download. Ao baixar este arquivo o empreendedor pode ter todos os seus dados bloqueados e, consequentemente, sua operação paralisada.

Almeida conta que, recentemente, um hospital de médio porte em Los Angeles sofreu um ataque de ransomware que causou danos gigantescos para as instalações da empresa e também para seus pacientes. O ataque desligou os sistemas do hospital e registros médicos ficaram inacessíveis, assim como os computadores usados para transmitir informações de exames aos laboratórios. Alguns pacientes não receberam tratamento como resultado do ataque e tiveram que ser encaminhados para outros hospitais. ?Há informações de que os hackers tenham pedido 9 mil bitcoins, ou seja, cerca de US$ 3,6 milhões em troca das chaves de criptografia para restaurar o sistema?, explica Almeida. ?Esse é um caso no qual o cibercrime pode não só comprometer toda a estrutura de uma empresa, mas até mesmo criar riscos para vidas humanas?.

No ataque de ransomware, os arquivos do computador da vítima são compactados e criptografados, podendo ser liberados apenas a partir de uma senha criada pelo bandido e enviada à vítima após o pagamento do resgate. Como o pagamento geralmente é feito em moeda virtual, as chamadas bitcoins, torna-se mais difícil o rastreamento do criminoso.

?Como se trata de crime de extorsão e negociação com um infrator, não há nenhuma garantia de que o acesso será reestabelecido após o pagamento. Após o envio do dinheiro o criminoso pode aumentar o preço do resgate ou mesmo não entregar a senha para reestabelecer o acesso aos dados?, comenta Almeida.

Para evitar ser vítima deste tipo de ataque, a Intel Security apresenta algumas dicas de segurança para as empresas.

– Mantenha um backup atualizado de tudo o que for importante para o andamento do seu negócio. ?Caso você seja vítima deste golpe, é possível restaurar os dados da cópia de segurança sem tem que ceder à chantagem do cibercriminoso?, alerta Almeida.

– Tenha uma solução de segurança atualizada e abrangente instalada. Endpoints e e-mails são as áreas mais sensíveis a ataques nas pequenas e médias empresas e precisam de proteção adequada.

– Nunca clique em links ou faça downloads de arquivos recebidos em e-mails de remetentes desconhecidos. Muitos desses malwares são enviados em massa escondidos em e-mails com propagandas, promoções, intimações falsas, etc.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]