De acordo com pesquisa realizada globalmente pela Ipsos, a maior preocupação da população de 25 países é o desemprego. O assunto é citado por 38% dos entrevistados no levantamento “O que preocupa o mundo” e lidera o ranking de apreensões. Em seguida, aparecem fatores como a corrupção política e financeira (34%), a pobreza (33%), a violência (31%) e a saúde (22%).
Já no Brasil, segundo o levantamento, a ordem de preocupações é inversa à média global, e a saúde aparece no topo das apreensões: metade dos brasileiros ouvidos na pesquisa mencionam a saúde pública como sua principal preocupação. O percentual coloca o País como o segundo mais aflito com esse tema, atrás apenas da Hungria (59%).
Entre os outros tópicos que afligem os brasileiros estão violência (48%), corrupção (45%), desemprego (43%) e educação (30%). Apesar de o desemprego ser a quarta maior preocupação dos brasileiros, esse foi o tema que registrou a maior alta entre os cinco assuntos listados acima, passando de 10% em março de 2015 para 43% setembro deste ano.
O levantamento mostra também que a violência ocupa o primeiro lugar nas preocupações, nos países da América Latina. O maior nível de apreensão com o tema foi registrado no Peru, onde 74% dos entrevistados citaram a violência como seu principal temor. México (60%) e Argentina (56%) completam o ranking.
Entre os países que enfrentaram ataques recentes, o terrorismo foi a maior preocupação: Turquia (76%), França (55%), Israel (45%), Bélgica (38%) e EUA (35%). No entanto, o tema não ficou entre os cinco principais no estudo.