O Magalu, uma das maiores plataformas digitais de varejo do Brasil, com cerca de 40 milhões de clientes ativos, tem no seu modelo de negócios – baseado na multicanalidade – a missão de combinar rentabilidade com um alto nível de serviços ao consumidor. A operação marketplace (3P) da companhia é referência no Brasil. Em junho, a empresa foi apontada como o único marketplace com 100% de regularidade na venda de celulares no comércio eletrônico, segundo lista divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O órgão regulador estabeleceu uma série de medidas para inibir a oferta de aparelhos irregulares. Das sete empresas citadas no despacho decisório publicado no Diário Oficial da União, apenas o Magalu se destaca em total conformidade.
Neste mês de julho o Magalu anuncia a chegada de dois executivos para reforçar sua operação de marketplace. Raul Jacob terá o desafio de estruturar a operação de cross border da companhia, sendo a integração com o AliExpress sua primeira missão no Magalu. Já Kael Lourenço chega ao time para acelerar o crescimento do número de parceiros e ofertas.
Novos executivos para acelerar crescimento em 2024
Ambos os executivos têm experiência em operações de marketplace de grandes empresas que operam no mercado nacional. Com o movimento, o Magalu busca reforçar sua equipe para uma aceleração no crescimento de sellers e produtos nos próximos trimestres.
Com passagens por Shein e Shopee, Raul Jacob é formado em Engenharia pela Universidade Mackenzie, fez especialização na britânica University of East London e estudou Marketing na Harvard Business School. “O cross border no varejo brasileiro ainda está em fase inicial. Esse mercado vai crescer bastante e existe muito para ser conquistado”, afirma o executivo. “A marca do Magalu e o nível de serviço que a empresa oferece serão diferenciais nessa equação. Nosso primeiro trabalho será tirar do papel esse acordo inédito com o AliExpress. Os clientes terão uma experiência de compra única dentro do app, site e loja do Magalu”.
Formado em Relações Internacionais pela Unesp e com especialização na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Kael Lourenço tem mais de 15 anos de experiência em empresas como Mercado Livre. “O Magalu já é uma plataforma com muita audiência e com uma operação sólida de marketplace. No entanto, há espaço para acelerar o crescimento dessa operação. Já somos uma das principais do país e vamos consolidar nossa posição”, diz o diretor.
Vale lembrar que em 2023, a receita total do e-commerce da companhia foi de R$ 46 bilhões – sendo que seu marketplace, criado há apenas sete anos, atingiu R$ 18 bilhões em vendas, com crescimento de 17% em relação a 2022.
Ao que tudo indica, a adição desses novos executivos e a parceria com a chinesa faz parte da estratégia do Magalu de diversificar seu portfólio de produtos e ampliar a frequência de compras dos clientes, impulsionando a competitividade da companhia no disputado comércio eletrônico.
*Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock.com.