O ecossistema Magalu – que conta com os mais diversos negócios, como marketplace, plataforma de nuvem e até produção de conteúdo – anunciou o lançamento do Magalog, novo operador logístico do grupo. A novidade representa um passo estratégico na expansão de seu portfólio, consolidando operações e ativos logísticos do próprio grupo em uma única plataforma. E mais: segundo a Magalu, a nova empresa já nasce com mais de R$ 3 bilhões em faturamento e um portfólio robusto de clientes, que incluem Netshoes, KaBuM!, Electrolux e Zara.
Mas por que a empresa decidiu criar uma nova unidade de negócios para o setor de logística? Parte dessa escolha está na demanda crescente dos consumidores por serviços de entrega mais rápidos e de qualidade para suas compras online. Assim, a capacidade de resposta rápida às demandas de entrega se tornou um ponto decisivo para os clientes de e-commerce.
Com isso, a Magalu investiu cerca de R$ 1 bilhão nos últimos seis anos para fortalecer sua infraestrutura de transporte e entrega. Essa decisão é reflexo de uma tendência observada entre empresas de grande porte, que cada vez mais optam por gerir internamente sua logística em vez de terceirizar esse serviço.
Segundo Márcio Chammas, diretor-executivo do Magalog, a nova empresa “nasce com a missão de escalar a capacidade logística do Magalu, por exemplo, reduzindo, ainda mais, nosso prazo de entrega e nível de serviços – que já são reconhecidos como dos melhores do Brasil”.
Estrutura e capilaridade
Além disso, a nova empresa é uma oportunidade de transformar o que antes era um centro de custos em uma operação lucrativa. “Estamos reunindo os ativos das empresas que o Magalu adquiriu e aqueles que investiu ao longo de 60 anos de história. Vamos potencializar toda a capacidade logística em uma empresa que atua em todo o Brasil”, diz Chammas.
A estrutura do Magalog nasce gigante, com 21 centros de distribuição, dois hubs nacionais, 20 hubs regionais e uma rede de 153 bases operacionais parceiras, apoiadas por uma frota de 6.000 veículos e uma equipe de mais de 12.500 colaboradores, entre CLTs e parceiros. Essa rede permite à Magalog atingir 3.800 municípios em todo o Brasil, cobrindo uma área que representa 95% do PIB nacional. Em 139 desses municípios, o Magalog promete entregas ultrarrápidas, com prazo de até 2 horas.
Agora, a empresa vai competir de forma direta com grandes operadores logísticos do país, atendendo tanto a operações leves quanto a pesadas para garantir prazos ágeis de até 48 horas nas principais cidades brasileiras.
Principais serviços
Entre os principais serviços oferecidos pela Magalog estão:
- Gestão integral do estoque para sellers de marketplaces: essa solução permite que os vendedores em marketplaces terceirizem completamente a gestão de seus estoques com a Magalog, ganhando eficiência e reduzindo a complexidade logística;
- Entregas urbanas ultrarrápidas: com uma estrutura que envolve lojas e dark-stores, a Magalog oferece entregas em até 2 horas e same-day delivery. Para isso, utiliza uma plataforma de tecnologia proprietária que conecta mais de 60 mil entregadores em modelo de trabalho “uberizado”, garantindo flexibilidade e elasticidade ao serviço;
- Distribuição de pedidos até 30 kg com cobertura nacional: a Magalog mantém uma operação extensa e nacional, utilizando uma rede de hubs nacionais, regionais e uma frota leve de 4.500 veículos para atender diariamente 3.800 municípios;
- Transporte de cargas acima de 30 kg: para cargas mais pesadas, o Magalog conta com uma rede robusta de microtransportadores e uma frota de 1.250 veículos, operando em cidades de norte a sul do país.