O lucro líquido do Grupo Pão de Açúcar caiu 25,6% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, chegando a R$ 252 milhões.
O resultado poderia ter sido pior não fosse o desempenho da Via Varejo, cujo lucro líquido cresceu 42,5% no período, alcançando R$ 269 milhões. Já o varejo alimentar do Grupo – que inclui as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí – caiu 31,2%, para R$ 118 milhões.
Excluindo o resultado da Cnova, o lucro líquido da companhia totalizou R$ 387 milhões, com crescimento de 7,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, com margem líquida de 2,7%.
Em receita líquida, o Grupo cresceu 14,8% no período, devido a forte alta do varejo não alimentar – Cnova e Via Viarejo – que cresceu 23,5%. O braço alimentar, por outro lado, cresceu 8%. Em mesmas lojas, a receita cresceu 4%.
Apesar da queda nos lucros, a companhia conseguiu maior geração de caixa, superior a R$ 771 milhões, e melhoria de capital de giro.
O Ebtida, lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, por sua vez, aumentou 2,1% nos primeiros três meses do ano.
No trimestre, a companhia inaugurou 20 lojas, sendo 14 operações da Multivarejo, 3 lojas Assaí e 3 pela Via Varejo.
Já os investimentos do Grupo no primeiro trimestre foram 27% maiores, em novas lojas e aquisição de terrenos; 77,3% maiores em reformas e conversão de lojas; e 93% em infraestrutura.
Ao todo, foram R$ 516 milhões no período – valor 87% maior, sendo 71% do total investido no segmento Alimentar e 15% na Via Varejo.
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