Desde 2006, o número de pessoas na terceira idade tem aumentado exponencialmente, o que alterou a pirâmide demográfica brasileira. O problema é que, muitas vezes, o varejo deixa de olhar para esse público de maneira específica e pontual.
O BR Week 2016 abordou o tema Longevidade não como um diferencial, mas como algo que deve se tornar uma área de investimento dos varejistas – e o quanto antes. Para mostrar o motivo disso, a sócia-diretora da Officina Sophia Retail, Valéria Rodrigues, apresentou a pesquisa inédita Senioridade Highlights, desenvolvida exclusivamente para o evento.
De acordo com a pesquisa, 37% das pessoas na terceira idade ainda trabalham como autônomos ou CLT para complementação de renda; 47% têm aposentadoria do INSS.
Perfil atitudinal
Deixando a vida 3% – não tem esperança pelo que vem
Levando a vida 25% – leva a vida do jeito que da
Curtindo a vida 72% – vive intensamente buscando qualidade de vida.
Gastos mensais
*50% comprometido com supermercado e moradia;
*18% saúde;
*9% tecnologia – internet, celular e TV por assinatura.
Independentemente da classe social, quase 50% consegue guardar dinheiro todo mês.
O que eles mais avaliam ao escolher uma loja:
*Preços visíveis nas etiquetas e gôndolas;
*Preço baixo;
*Atendentes atenciosas no caixa;
*Estacionamento com vagas;
*Localização;
*Forma de pagamento diferenciada para melhor idade.
Características da loja ideal
*Atendentes treinados para dar informações de formas simples;
*Etiquetas com letras maiores;
*Ar condicionado com temperatura agradável;
*Programas de fidelidade exclusivos para a melhor idade;
“Eles querem ser tratados como um consumidor das gerações mais jovens”, afirma Valéria Rodrigues.
A executiva conta que 57% declara que ir ao supermercado é um passeio. “Isso faz com que exista um padrão de compra diferenciado, porque, além disso, 71% declaram fidelidade às marcas e 76% declaram que ficam atentos às promoções das marcas preferidas”.
Mercados preferidos
*Mercado de bairro;
*Extra;
*Carrefour;
*Pão de Açúcar.
“72% compram eletrodoméstico ou eletrônico apenas quando quebram. Eles afirmam que são ‘do tempo em que as coisas eram feitas para durar’”, conta a executiva.
Lojas preferidas
*Casas Bahia;
*Magazine Luiza;
*Ponto frio;
Lojas de vestuário
*Renner;
*Lojas de bairro;
*Lojas americanas
Farmácia
*Ultrafarma;
*Drogasil;
*Drogaria de bairro
Para 85% deles, a farmácia é uma obrigação.
Internet
*91% já realizam compras via internet;
*74% pretendiam realizar novas compras nos próximos três meses
Categorias das compras realizadas via internet
*Eletroeletrônico/eletrodoméstico;
*Roupas/sapatos/bolas;
*Livros/DVDs/CDs;
Principal hábito na internet
*Ler noticias;
*Pesquisa de preço no site das lojas;
*Conversar com amigos redes sociais
“Sete entre dez utilizam a internet para buscar preços e as mulheres são as mais ativas nas redes e com os equipamentos móbile”, afirma Valéria Rodrigues.
Segundo ela, os maiores desafios para o varejo no cenário Terceira Idade são:
*Não desprezar
“Cerca de 50% consegue dispor para a poupança todo mês, não só para emergências, mas também para viagens”.
*Não rotular
“Eles são consumidores com demandas semelhantes às dos jovens, com alguns pontos específicos”.
*Não subestimar a capacidade de adaptação
“Eles Já estão inseridos no universo online”, finaliza Valéria Rodrigues.