As lojas virtuais são famosas pelos problemas registrados pelos consumidores. Contudo, existem aquelas que conseguem atender às necessidades dos clientes e, por isso, atingem altos níveis de recomendação. Foi isso que a pesquisa Customer Experience Report, do Ibope, avaliou.
O estudo tem como base mais de 2 mil entrevistas online feitas com homens e mulheres de todo o País com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes socioeconômicas.
“Nosso objetivo é criar parâmetros de mercado para esses indicadores de satisfação e recomendação, permitindo que as próprias marcas possam se desafiar e estabelecer metas formais de satisfação dos consumidores”, disse em nota Bernardo Canedo, diretor executivo do Ibope DTM, unidade de marketing de relacionamento e big data do Ibope Inteligência.
Segundo a pesquisa, 52% dos consumidores dos 34 sites avaliados recomendam essas plataformas. Ao todo, 17 e-commerces apresentaram resultados acima da média.
Quem lidera o ranking é a Netshoes. Segundo a pesquisa, 71% dos clientes da marca de artigos esportivos recomendam a loja virtual. Em relação a média de recomendação, a companhia conseguiu um resultado 36% maior.
“Proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor é importante para a confiabilidade e apreço do cliente em relação à marca, e o comércio eletrônico já está abraçando essa lógica”, disse Alexandre Yamada, gerente Máster – Inteligência da Netshoes.
“Acreditamos que a compra não se encerra com um clique. Existe todo um processo de pós-venda. Acompanhar para que a entrega seja feita no prazo e facilidade para a troca, por exemplo, são serviços que fazem parte do processo e que devem ser realizados com excelência no meio eletrônico”, afirmou.
Confira o ranking completo dos 34 e-commerces avaliados.