Um estudo divulgado pela Euromonitor mostra que os arautos do fim das lojas físicas vão precisar repensar seu discurso.
A expectativa é que, no mundo, as vendas nos pontos de venda tradicionais cresçam 4,9% em 2019, contra 1,6% em 2013, enquanto o e-commerce desacelerará de 21% para 12% de crescimento no mesmo período. Com isso, as vendas em lojas físicas responderão por cerca de 90% da receita total do varejo no mundo.
O assunto foi pauta da conferência Digital Life Design, que aconteceu no mês passado em Munique. No evento, executivos de empresas dos mais variados setores reconheceram esse movimento dos consumidores rumo aos PDVs. ?Os consumidores continuam querendo a interação da vida real, mesmo que ela comece no ambiente on-line?, afirmou David Hayes, diretor de estratégia criativa do Tumblr.
No ano passado, um estudo da Bain & Co. mostrou que deixar de investir nas lojas físicas leva a uma queda de receitas no PDV que não é necessariamente compensada pelo crescimento das vendas on-line. Assim, é preciso estar presente, de forma consistente, em todos os canais, visando oferecer a mesma experiência de consumo aos clientes.
Leia mais