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A loja física está morrendo?

A loja física está morrendo?

Pesquisa da GfK mostra que cresce número de consumidores que efetivam compra na loja física

Os consumidores pesquisam na internet e compram na loja física. A informação não é nova. A questão é que se notava que esse comportamento faria parte do passado em pouco tempo – ou seja, o consumidor pesquisaria pela internet ou mesmo nas lojas físicas e fecharia a compra pela internet, o famoso showrooming.

No entanto, pesquisa divulgada pela GfK mostra que vem crescendo o número de consumidores que pesquisam no online (webrooming) e compram na loja física.

A pesquisa FutureBuy, realizada online com mil usuários da internet, com idade acima de 18 anos e que fizeram compras entre março e agosto deste ano, analisou o hábito de consumidores de 17 países do mundo, com dados sobre a América Latina e Brasil.

Na América Latina, houve uma retração de 19 pontos percentuais no showrooming neste ano frente a 2013: 30% dos entrevistados pesquisam na loja para depois comprar pelo seu celular.

Já o webrooming, o número daqueles que pesquisam o produto pelo smartphone para finalizar a compra no ambiente físico, é maior, de 33%.

Segundo a GfK o cenário significa que as lojas estão revertendo a tendência dos consumidores, mostrando que a compra off-line pode ser atraente.

No Brasil, a situação é ainda mais favorável para os lojistas do que no ano passado: 49% dos entrevistados praticavam showrooming e apenas 22% webrooming. É, a loja física ainda tem fôlego.

De acordo com os entrevistados no Brasil, entre as vantagens das compras on-line em relação à física, estão economia, 61% x 44%, e melhores condições de pagamento, 45% x 27%, e a compra é mais rápida, 42% versus 23%.

Omnicanal

O estudo analisou o comportamento dos consumidores frente a 15 categorias de produtos e serviços: beleza, cuidado pessoal, comidas e bebidas, limpeza, medicamentos OTC (que não necessitam prescrição médica), eletrônicos, celulares, eletrodomésticos, serviços financeiros, de saúde e de restaurantes, além de automóveis, brinquedos, artigos do lar, construção e casa e jardim.

E em relação aos consumidores que buscam informações e compram tanto pelos canais on-line como pelos off-line, o crescimento tem sido lento contínuo. Na América Latina, 26% dos consumidores fazem isso, ao passao que no Brasil o percentual é de 24%.

As três categorias mais adquiridas pelos brasileiros são as de brinquedos (42%), moda e vestimenta (39%), serviços financeiros (37%), eletrônicos (36%) e eletrodomésticos (34%).

Na América Latina as categorias mais fortes no Omnicanal são de eletrônicos (44%), serviços financeiros (40%), eletrodomésticos (37%) e moda e vestimenta (37%).

A pesquisa também verificou os motivos pelos quais o pagamento mobile ainda não pegou no Brasil. E a insegurança de dados foi o item mencionado por 61% dos consumidores. O fato de ser mais uma forma de pagamento mas não um fator decisivo é fator para 55% e tecnologia inadequada e lenta é motivo para 45%.

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