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A logística no centro: como dominar a entrega pode ajudar no CX

A logística no centro: como dominar a entrega pode ajudar no CX

Estratégias omnichannel são capazes de alavancar as vendas; especialista lista algumas dicas.

A pandemia de Covid-19 acabou forçando grande parte dos varejistas a aprimorarem seus processos para economizar tempo e dinheiro. Afinal, muitos deles viram suas vendas aumentarem consideravelmente durante o período em que os indivíduos ficaram em casa cumprindo o isolamento social que era recomendado à época.

E a logística seguiu esse mesmo padrão: as pessoas esperavam ansiosamente o momento em que as encomendas chegavam em casa. Logo, esse se tornou um elemento fundamental e com sua importância impulsionada nos últimos anos em termos de experiência do cliente (CX) e atendimento ao cliente.

Pensando nisso, Caio Reina, graduado em Engenharia Cartográfica pela UNESP, mestre em Engenharia de Transportes pela USP, CEO e fundador da RoutEasy (fruto de sua dissertação de mestrado), lista duas dicas de como aprimorar a logística para melhorar o CX da entrega:

1. A logística precisa ser priorizada

Esse segmento não pode ser mais visto como um centro de custos e, sim, como fator essencial que diferencia as empresas da concorrência.

“Hoje, os negócios mais inovadores do mundo investem parte significativa de seus faturamentos em oferecer a experiência de entrega perfeita para seus consumidores. Para isso, investir em tecnologia para automatizar processos repetitivos é a chave do sucesso”, afirma o profissional.

2. É preciso dividir o processo em etapas

A RoutEasy trabalha com três módulos diferentes: gestão, otimização e orquestração, por exemplo.

Na etapa de otimização, a empresa usa inteligência artificial para criar rotas de entrega otimizadas. Isso envolve muito mais do que encontrar o menor caminho entre um ponto A e um ponto B.

É preciso levar em consideração fatores, como agendamento de horários, tipos de veículos disponíveis, jornada de trabalho dos motoristas etc.

“Com rotas otimizadas pelo nosso algoritmo, nossos clientes conseguem diminuir os custos, reduzir tempo no planejamento e ganhar mais competitividade nos prazos de entrega”, exemplifica Caio Reina.

Já na gestão, segundo o executivo, a chave é acompanhar o status da rota em tempo real: monitorar as entregas é indispensável, pois, só assim, é possível saber quais foram realizadas e quais não foram, entender com rapidez quais são as não conformidades, agir sobre os problemas e, se possível, conseguir reverter o que pode se tornar um inconveniente para o consumidor.

Por fim, o módulo de orquestração do last mile é a parte mais avançada. Significa utilizar a utilização de inteligência artificial para a automatização total do fluxo de trabalho.

“Elimina-se praticamente 100% do trabalho manual na operação e a equipe pode focar as energias em problemas mais analíticos e fundamentais para o crescimento dos negócios”, completa o CEO e fundador da RoutEasy.

Estratégias de logística

Para o especialista, as estratégias de melhoria das companhias em relação à logística precisam ser omnicanal. Prova disso é que hoje as lojas físicas têm um papel fundamental também para as vendas on-line, por exemplo. Elas podem servir de estoque para o e-commerce conseguir fazer entregas mais rápidas.

“Temos visto também um papel misto de vendedores nas lojas físicas que atendem tanto o público que se desloca até a loja quanto o público que compra via redes sociais e pede para entregar em casa. Otimizar todos os canais para que atuem de forma integrada e em prol da satisfação do cliente é fundamental”, alerta Caio Reina.

Portanto, o impacto de uma entrega rápida no CX seria aproximar a experiência da compra on-line à experiência da compra na loja física.

“Quando vamos até uma loja ou supermercado, nossa principal contrapartida é já sair com o produto em mãos e não ter que esperar dias e dias até a compra chegar. Oferecer entregas mais rápidas – em algumas horas ou até minutos – aproxima o consumidor dessa experiência e ainda oferece a comodidade de poder fazer tudo isso em apenas alguns cliques, sem sair de casa e sem enfrentar filas”, reforça o mestre em Engenharia de Transportes.Efeito cascata e o papel da RoutEasy

É importante investir em logística, porque esta requer uma integração entre várias etapas e as falhas têm um efeito cascata, ou seja, um erro pode impactar todo o processo.

“Otimizar a logística é torná-la mais eficiente e estratégica. É transformá-la em um pilar fundamental dos negócios, capaz de fazer uma empresa se destacar em meio à concorrência”, diz Caio Reina.

Desse modo, a RoutEasy é uma startup que oferece soluções 360 no segmento, aposta em inteligência artificial e machine learning em software próprio para atribuir excelência aos seus mais de 300 clientes.

A empresa atua no mercado por meio de três módulos: gestão, otimização e orquestração. Com o módulo de otimização, a empresa usa inteligência artificial para criar rotas otimizadas para diminuir os custos, reduzir tempo no planejamento e ganhar mais competitividade nos prazos de entrega.

O módulo de gestão envolve o monitoramento das rotas em tempo real, sem a necessidade da comunicação com o motorista. Por meio da plataforma da RoutEasy, é possível identificar todas as ocorrências e falhas na entrega, para tomar decisões com mais agilidade e inteligência.

Já na orquestração do last mile, a utilização de inteligência artificial e machine learning permitem a automatização total do fluxo de trabalho por meio de tecnologia própria, batizada de Maestro.

A solução foi lançada em 2022 e cria gatilhos para que ações sejam executadas sem a necessidade de interferência humana, orquestrando as demandas logística de maneira ágil para um same day delivery eficiente.

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