Pesquisar
Close this search box.
/
/
4 livros que vão te ajudar a refletir e enfrentar o momento de pandemia

4 livros que vão te ajudar a refletir e enfrentar o momento de pandemia

De histórias de superação a comédias sarcásticas, diferentes temáticas para espantar o tédio, refletir sobre o momento e aprender sobre novos conceitos

Ficar em casa por tanto tempo, sobretudo em um momento delicado como o da pandemia, tem se provado ser um tanto quanto desafiador. São inúmeras estratégias para afastar o tédio e criar momentos de lazer, que variam entre jogos, filmes, séries e… livros!

Entre as poucas vantagens do período de isolamento social, está o hábito de leitura. De acordo com um levantamento da Estante Virtual, houve um aumento de vendas de 50% em livros no ano passado, tendência que segue aumentando para 2021. Com a leitura, é possível preencher o tempo livre e embarcar em uma história com mais profundidade do que em uma série ou filme, por exemplo. Além disso, o hábito de ler também traz uma série de benefícios, como descansar o olho do excesso de telas que estamos expostos no dia a dia.

Sendo assim, separamos quatro livros com temáticas distintas para passar por esse período, aprender e refletir. Confira:

A Bailarina de Auschwitz – Edith Eva Eger

Apesar da temática não ser leve, visto que o livro traz a história de Edith — que passou pelo campo de concentração em Auschwitz, na Segunda Guerra Mundial —, a trama toda traz inúmeras formas para lidar com traumas e situações difíceis. Edith foi levada a Auschwits aos 16 anos e perdeu os pais para as câmaras de gás, mas sobreviveu ao lado da irmã e foi encontrada por soldados americanos. Mais tarde, tornou-se terapeuta nos Estados Unidos após superar seu próprio trauma.

Ainda que aborde um tema delicado e angustiante da história da humanidade, o livro traz uma visão muito interessante, em especial pelo lado psicológico, sobre a convivência em momentos de solidão. Trata-se de uma história sobre superação e resiliência, que aborda tanto um reconhecimento e aceitação de questionamentos internos quanto a reflexão sobre o futuro do ser humano, além de abordar maneiras de lidar com o sofrimento.

A Grande Gripe: A História da Gripe Espanhola, a Pandemia Mais Mortal de Todos os Tempos – John M. Barry

Para quem quer se aprofundar em um contexto semelhante ao da pandemia que vivemos hoje, uma boa indicação é a leitura de “A Grande Gripe”. O livro traz um panorama de estudos dos impactos da gripe espanhola na Europa, em 1918, que acumulou mais de 100 milhões de mortes. A história é documentária, traz análises sobre a época e serve como um excelente embasamento para uma comparação histórica.

Ainda que o livro retrate uma situação passada há mais de cem anos, alguns dos dilemas e situação são familiares aos vividos agora e trazem informações importantes para o combate do vírus e das consequências que ele traz consigo. A situação de hoje é bastante diferente — sobretudo pelos avanços científicos e tecnológicos —, mas esse livro traz uma reflexão sobre momentos difíceis, assolados por doenças e pandemias, bem como a superação desses entraves.

O Monge e o Executivo — James Hunter

Entre os livros sobre liderança e empreendedorismo, “O Monge e o Executivo” é uma das boas indicações para refletir sobre momentos difíceis nos negócios — uma realidade para muitos dos brasileiros durante a pandemia. A trama narra a história do personagem John Daily, um empresário bem-sucedido que se percebe um fracasso enquanto chefe, pai e marido.

Após uma série de problemas na empresa, John vai a um mosteiro cristão e reflete sobre uma série de caminhos para uma boa liderança e uma relação mais sincera consigo mesmo e com as pessoas mais próximas. O livro é uma excelente indicação para refletir sobre os impactos de uma boa liderança e dos relacionamentos familiares e profissionais, algo caro a um momento como o da pandemia, no qual as relações ficam frágeis.

Diário de uma ansiosa ou como eu parei de me sabotar – Beth Evans

Uma das maiores dificuldades que as pessoas enfrentaram (e ainda enfrentam) durante a quarentena foi lidar com a ansiedade e a depressão, doenças comuns e que tiveram um crescimento de casos em 2020. Em um período de mudança brusca e intensa, essas doenças podem se tornar perigosas e exaustivas.

No livro, Beth Evans traz ilustrações divertidas para retratar temas profundos, com o enfoque na entrada da vida adulta. O livro retrata maneiras para aprender, refletir e lidar com doenças mentais e situações de ansiedade de forma bastante leve e bem-humorada, com conselhos amigáveis e uma desmistificação da busca por ajuda.


+ Notícias

Top 5: Livros essenciais para construir um ambiente de trabalho antirracista

Filmes, séries e livros para ampliar a criatividade na quarentena

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]