Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dica de livro: por dentro da estratégia das gigantes data-driven

Dica de livro: por dentro da estratégia das gigantes data-driven

Fundador da Constellation Research explora como as big techs criam ecossistemas baseados em modelos de monetização com o uso de dados.

Imagine um jogo de xadrez, onde cada movimento é cuidadosamente planejado para não apenas capturar as peças do oponente, mas para dominar todo o tabuleiro. No mundo dos negócios, as grandes empresas estão jogando esse jogo em uma escala global. Em seu livro “Everybody Wants to Rule the World” (HarperCollins Leadership, 2021) – ainda sem tradução para o português –, R “Ray” Wang argumenta que, na era digital, a competição não é mais apenas sobre produtos e serviços, mas sobre criar ecossistemas digitais que conectam e ampliam seu alcance.

Para o especialista, fundador, membro do Conselho de Administração e principal analista da Constellation Research Inc., baseada no Vale do Silício, assim como no xadrez, onde antecipar os movimentos do oponente é crucial, as empresas precisam prever tendências tecnológicas e adaptar-se rapidamente para sobreviver e prosperar.

Wang foi um dos palestrantes presentes no Avaya Engage, conferência anual da empresa global de soluções de tecnologia para organizações, realizado em Denver, no Colorado. Enquanto nos poucos minutos em que subiu ao palco discutiu as oportunidades de inovação à vista, na obra, o autor detalha as dinâmicas pelas quais grandes empresas estão construindo suas posições no mercado.

Conheça as DDDNs

Por que a configuração do mercado que temos hoje não é mais a mesma de cerca de 20 anos? Segundo o especialista, os monopólios e duopólios de hoje não são o resultado de uma evolução natural, quase aleatória, de mercados maduros. Em vez disso, são frequentemente deliberada e implacavelmente construídos desde o primeiro dia como data-driven digital networks, ou redes digitais orientadas por dados (DDDN).

 “DDDN é qualquer negócio que capture, aproveite e implemente insights a partir de enormes quantidades de dados, frequentemente fornecidos ‘gratuitamente’ por uma grande rede de usuários”, explica o autor.

Dentro dessa lógica, temos grandes indústrias bastante reconhecidas no mercado que representam esse modelo: desde Google – que utiliza dados de pesquisa para vender anúncios personalizados em troca de serviços gratuitos, até Amazon, que utiliza informações de compras na plataforma para vender ainda mais produtos. É também o caso do Facebook – agora, Meta –, que encoraja seus usuários a construírem uma rede de contatos e compartilhar conteúdos, para que então possa vender anúncios baseados em perfis e preferências.

O novo monopólio

“Quanto mais dados de qualidade essas DDDNs coletam e analisam, mais precisamente elas podem direcionar os usuários com produtos, serviços e publicidade mais atraentes… O que leva a mais engajamento dos usuários… O que leva a ainda mais coleta de dados… O que leva a um marketing ainda mais poderoso. Na verdade, isso não deixa espaço para concorrentes porque o usuário fica preso em um ecossistema fechado. Esse efeito de volante impulsiona a dominação exponencial das DDDNs”.

Essa é a premissa para toda a lógica da obra, que explora em minúcias a forma como as DDDNs conquistaram seu lugar ao sol e impediram demais companhias já bem estruturadas no mercado de desenvolverem suas próprias inovações. Desde altas valuations a investimentos de fundos de Venture Capital e ao surgimento de duopólios, tudo aponta para a formação de um ambiente cada vez mais competitivo e concentrado em poucos players.

Assim, Wang oferece dicas, conselhos e diretrizes para que lideranças possam romper com o ciclo e aproveitar também uma fatia desse mercado tão valioso. Ao longo de oito capítulos, o autor explica a evolução desse novo cenário e formas pelas quais organizações podem capturar oportunidades e aprender com quem lidera a inovação global.

De livraria online à loja que vende tudo

Wang realiza uma análise minuciosa da Amazon e seu impacto no varejo, detalhando como a empresa, sob a liderança de Jeff Bezos, transformou-se de uma pequena livraria online para o gigante global que é hoje. O autor descreve a estratégia de Bezos de reinvestir continuamente na empresa, priorizando o crescimento a longo prazo sobre os lucros imediatos.

Nessa construção de sucesso, a Amazon utilizou tecnologias avançadas, como IA e análise de dados, para personalizar a experiência do cliente e otimizar suas operações logísticas. A criação da Amazon Prime, com sua promessa de entrega rápida, é mais um passo nessa excelência, redefinindo as expectativas dos consumidores em relação ao tempo de entrega, forçando concorrentes a melhorar seus próprios processos logísticos.

“Cada DDDN deve encontrar uma maneira de monetizar os cinco modelos de monetização: publicidade, bens digitais, serviços digitais, assinaturas e adesões”, destaca Wang. “Algumas DDDNs se concentrarão em um, mas eventualmente as líderes aplicarão múltiplos modelos de monetização digital à medida que competem pelo maior lucro por cliente”.

Ao analisar essa lógica, o autor apresenta como a Amazon está explorando cada uma dessas cinco abordagens de monetização, desde anúncios e promoções em seu marketplace, a serviços digitais e de assinaturas como streaming, assinatura premium e muito mais.

A história da Amazon exemplifica como uma visão de longo prazo, combinada com um uso estratégico da tecnologia, pode revolucionar um setor inteiro. Líderes empresariais podem aprender valiosas lições sobre inovação, reinvestimento e foco na experiência do cliente.

*Foto: Avaya.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]