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Você sabe quais são os hábitos de limpeza do consumidor ao redor do planeta?

Você sabe quais são os hábitos de limpeza do consumidor ao redor do planeta?

Multinacional Kärcher faz levantamento global e mostra que o brasileiro gasta mais tempo limpando a casa: mais por conta da ineficiência do que pela preocupação com a limpeza

Diversos clichês colocam o brasileiro como um dos povos mais preocupados com a limpeza do mundo. Hábitos como escovar os dentes após o almoço e tomar mais de um banho por dia, inclusive, geram estranheza entre estrangeiros. E isso não fica restrito somente à higiene pessoal. Um estudo mostra que o brasileiro também leva mais tempo arrumando a própria casa.

O levantamento realizado pela multinacional Kärcher evidenciou que o brasileiro gasta 4 horas e 5 minutos por semana para limpar a residência: o índice mais alto dos países analisados. França (3h26), Polônia (3h25), Estados Unidos (3h20), Alemanha (3h17) e China (2h28) vem logo atrás.

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O mesmo estudo mostra que as mulheres gastam mais tempo na limpeza (3h56) do que os homens (2h43) no Brasil. Ao mesmo tempo, o gênero feminino continua sendo o grande responsável pelo afazer doméstico: 63% das mulheres afirmam ser as maiores responsáveis pela limpeza da casa.

A diferença entre os gêneros, aliás, também é evidenciada no descompasso das respostas dos entrevistados. Enquanto 66% dos homens afirmam que ajudam na limpeza lavando banheiro, por exemplo, apenas 28% das mulheres confirmam que isso acontece em sua casa. O mesmo acontece com outros afazeres, como limpeza da cozinha (68% dos homens afirmam limpar, enquanto 28% das mulheres afirmam que isso ocorre), e lavar a louça (74% a 50%).

Ineficiência doméstica

O estudo feito pela Kärcher também quis saber quais os tipos de produtos que as pessoas utilizam para limpar a casa. Cerca de 85% disse que usa produtos de limpeza em geral, enquanto 32% é adepto de produtos caseiros, como vinagre e limão.

Um ponto importante para a Kärcher foi a utilização de maquinário de limpeza, como aspiradores e limpadores a vapor. De acordo com o levantamento, 49% das pessoas possuem algum tipo de aparelho elétrico em casa.

“Isso mostra que as pessoas ainda não vão atrás de aparelhos que podem facilitar a vida delas, o que acaba contribuindo para aumentar o tempo de limpeza”, diz Cristina Gaspar, head de produtos da Kärcher para a América do Sul.

Outro fator a ser destacado, segundo Cristina, é que um a cada cinco brasileiros contratam pessoas para limpar as casas. Como eles acabam não botando a “mão na massa”, há menos preocupação em comprar produtos para facilitar a vida dos profissionais da limpeza, como diaristas, faxineiras e empregadas domésticas.

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