Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça as lições de Chelsea Manning, heroína para uns e traidora para outros

Conheça as lições de Chelsea Manning, heroína para uns e traidora para outros

A ativista LGBT foi presa após o vazamento de mais de 700 mil documentos secretos do exército americano das guerras do Iraque e do Afeganistão. Entenda as suas ideias e história

Chelsea é uma traidora. Ao mesmo tempo, Chelsea também é uma heroína. Depende do ponto de vista que você observa e defende. Chelsea também já foi declarada socialmente como Bradley. Bradley vazou 700 mil documentos secretos quando fazia parte do setor de inteligência do exército norte-americano. Saiu da prisão no ano passado, com a transição para Chelsea já realizada. A ativista está no C2, em Montreal (Canadá).

Há um ano e um mês, Chelsea foi libertada. Desde então, ela é uma militante que luta a favor dos direitos humanos, especialmente dos LGBT. Hoje, defende que todos precisam assumir a responsabilidade como parte de uma sociedade. “Tudo o que fazemos, todos os dias, têm um impacto político”, afirma Manning. “Até não fazer nada também é um ato político e as pessoas precisam entender isso.”

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Como uma especialista em tecnologia, também sabe que os desenvolvedores e especialistas precisam assumir um papel além de fazer códigos. Isso ficou no passado. Ela defende que os desenvolvedores lutem por valores éticos na profissão. “Não é porque você pode desenvolver algo, que você fará: isso pode ser errado”, diz Manning. “Você não é um macaco batendo nas teclas.”

Outro fator que a preocupa é a forma indiscriminada que dados podem ser utilizados. Há, segundo ela, perigos de desenvolvimento de códigos racistas e também de outros que podem ser utilizados em guerras. Alguns algoritmos que eram utilizados para a guerra no Iraque, por exemplo, também passaram a ser colocados para buscar consumidores nos Estados Unidos. “Saímos do marketing para o marketing da morte”, diz ela.

Para Manning, a vigilância está aumentando cada vez mais. Estamos sendo observados a cada passo que damos. “Houve uma mudança dramática no estilo de controle do governo, está mais agressivo”, diz.

Entenda a história

Entre os arquivos mais comprometedores estavam a comprovação de que os militares estavam cometendo e encobrindo crimes nas guerras do Iraque e do Afeganistão. Eles foram parar na mão do Wikileaks por meio de Edward Snowden e depois chegaram a jornalistas de todo o planeta. Foi uma verdadeira bomba. Bradley foi preso e condenado a 35 anos de prisão. Lá, o mundo soube que Bradley, na verdade, sempre se sentiu como Chelsea.

Após sete anos cumprindo pena, Chelsea foi solta. No início do ano passado, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu libertá-la, pois achava a pena excessiva. Nunca tinha se dado tanto tempo de cadeia para um crime como o dela. A decisão foi criticada por diversos políticos republicanos, que a enxergavam como traidora.

Esse tempo, no entanto, foi o suficiente para ela saber como o sistema prisional está atrasado e que não regenera ninguém. Dos sete anos presa, Manning ficou nove meses na solitária. Não via sequer a luz do dia. “A cadeia é uma instituição tóxica que precisa ser repensada”, afirma.

Por isso, ela luta para que pessoas à margem da sociedade, como a comunidade LGBT, imigrantes e presos, tenham mais oportunidades e sejam mais vistos e respeitados por toda a sociedade. Ela, contudo, faz um alerta. “Há a expectativa de que alguém venha e salve todos dos preconceitos, mas isso não vai acontecer”, diz. “É a nossa responsabilidade individual que vai mudar as coisas.”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]