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Brasil avança na inclusão financeira, mas deixa a desejar no letramento financeiro

Brasil avança na inclusão financeira, mas deixa a desejar no letramento financeiro

Pix, cartão de crédito e conta corrente são os produtos e serviços financeiros mais conhecidos e utilizados pelos brasileiros

No entanto, ainda é preciso melhorar o letramento financeiro dos brasileiros. Segundo a pesquisa, em uma escala de 0 a 100, o letramento financeiro da população registrou a marca média de 59,6. No entanto, esse número varia de acordo com a idade do público: jovens entre 16 e 24 anos registraram 64,5 e homens, 61,8. Já entre indivíduos acima de 60 anos, o número cai para 53,6. E entre pessoas com renda familiar de até dois salários-mínimos, 56.

Letramento financeiro

O estudo calculou o letramento financeiro no ambiente digital, que está conectado às decisões e comportamentos do consumidor no uso de produtos e serviços financeiros por meio do uso de tecnologias. Em uma escala de 0 a 100, os brasileiros registraram uma média de 62,9. Segundo o levantamento, 93,2% dos entrevistados afirmaram que não compartilham senhas bancárias com amigos, e 90,3% declararam que não compartilham dados sobre finanças online de forma pública.

Comportamento financeiro

Além disso, 81,8% dos entrevistados declaram que sempre ou frequentemente pagam as contas em dia. Já 81,4% pensam se conseguem pagar por uma compra antes de realizá-la. A pesquisa ainda aponta que 79,6% dos indivíduos responsáveis por decisões financeiras adotam mais de uma medida de controle orçamental.

Já a dimensão da atitude financeira pontua 53 entre os brasileiros, numa escala de 0 a 100. Segundo os entrevistados, 42,7% discordam da afirmação “me sinto mais satisfeito ao gastar dinheiro do que guardá-lo a longo prazo”. No entanto, 37,3% concordam. Já em relação à sentença “tendo a viver hoje sem pensar no amanhã”, 45,9% dos entrevistados discordam e 35,2% discordam.

Por fim, em relação à terceira dimensão, os entrevistados pontuaram uma média de 53. Por mais que a pesquisa tenha identificado que 85% dos respondentes reconhecem a inflação como o aumento generalizado do custo de vida, apenas 14,3% conseguiram calcular uma taxa de juros simples. Ainda 54% responderam de forma correta a influência da inflação no poder de compra do consumidor.

Dinheiro na mente

Por mais que a inclusão financeira tenha avançado, os brasileiros ainda se preocupam com suas finanças e orçamentos. Entre os entrevistados, 64% afirmam que enfrentaram desequilíbrio nas contas nos últimos anos. Para equilibrar o orçamento, buscaram reduzir seus gastos e procurar outras fontes de renda. Além disso, 41,9% dos entrevistados afirmam que preocupações financeiras são motivo para estresse no lar, e 45,5% apontam que as preocupações prejudicam sua saúde.

O estudo também aponta que 65% dos respondentes não possuem a chamada resiliência financeira – ou seja, quando uma pessoa não consegue pagar por uma grande despesa fora do planejamento do mesmo valor de sua renda mensal. Para isso, necessitam recorrer a outros meios, como solicitar um empréstimo ou pedir ajuda a familiares e amigos.

Já em relação ao bem-estar financeiro, a pesquisa utilizou a escala da Agência de Proteção Financeira ao Consumidor do governo dos Estados Unidos. Em uma escala de 0 a 100, os brasileiros registraram uma média de 45,7. Além disso, 44,8% dos respondentes afirmam que nunca ou raramente sobra dinheiro no final do mês. Já 48,6% afirmam que estão “se virando” financeiramente, enquanto 36% estão preocupados com a durabilidade do dinheiro.



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