/
/
/
/
/
Brasil tem mais cartões de crédito do que habitantes

Brasil tem mais cartões de crédito do que habitantes

Brasil encerrou julho de 2023 com 71,4 milhões de consumidores inadimplentes; cartões estão em principais motivos.

A facilidade para adquirir cartões de crédito ou débito no Brasil fez com que a quantidade deles ultrapassasse o número de habitantes. De acordo com o Banco Central (BC), em dezembro de 2018 eram 98,9 milhões de cartões ativos no país. Já no final de 2022, essa soma subiu para 208,7 milhões. No mesmo ano, a população brasileira chegou a 203,1 milhões de pessoas, de acordo com o último Censo Demográfico feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse crescimento fez com que os cartões de crédito, débito ou pré-pagos se tornassem um dos métodos de pagamentos favoritos do brasileiro. Tanto que, segundo o estudo divulgado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) que essas formas de pagamentos eletrônicos movimentassem R$ 1,7 trilhão apenas no primeiro semestre de 2023.

Leia mais: Saúde mental dos líderes: precisamos falar mais sobre isso

Dentro desse valor, o cartão de crédito foi o responsável pela maior parte. As compras feitas nessa modalidade somam R$ 1,1 trilhão. Quando o número é comparado com o mesmo período de 2022, nota-se um aumento de 10,1%. Em segundo lugar está o cartão de débito. Os pagamentos feitos dessa forma somam R$ 471,8 bilhões, com declínio de -3,3%. Por último, o cartão pré-pago, que movimentou R$ 141,9 bilhões, representando um aumento de 42,7% em comparação ao ano anterior.

É de inserir ou aproximar? E assim o Brasil chega aos bilhões de transações

Apenas no primeiro semestre de 2023 foram registrados cerca de 113 milhões de pagamentos feitos por cartões. Já o número de transações chegou à casa dos 19,8 bilhões nos últimos seis meses. A forma de pagamento preferida do brasileiro foi o crédito, que representou 8,4% dos desembolsos.  O débito ficou em segundo lugar, com 7,8 bilhões de transações. Por último, 3,6 bilhões de consumidores escolheram pagar pelo cartão pré-pago.

A facilidade de apenas aproximar o cartão para efetuar um pagamento presencial conquistou o brasileiro. No primeiro semestre de 2023, esse método foi o favorito dos consumidores, chegando a um valor de R$ 414,8 bilhões movimentados. Ao todo, foram mais de sete bilhões de pagamentos com NFC (Near Field Communication) nos primeiros seis meses do ano. Só em junho de 2023, 48% das compras presenciais foram pagas por aproximação. A expectativa da Abecs é que, até dezembro, esse percentual suba para 56%.

Já nas compras feitas por aplicativos, no e-commerce ou por demais métodos remotos, os cartões continuam a crescer. Foram R$ 372,2 bilhões movimentados. O valor representa uma alta de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Conheça o Mundo do CX

Cartões de crédito são a principal causa de endividamento no Brasil

O Brasil encerrou o mês de julho de 2023 com 71,4 milhões de consumidores inadimplentes. A soma das dívidas negativadas chega a 265,2 milhões, que representam um valor de R$ 351,7 bilhões. Estima-se que cada CPF tenha 3,71 contas que não foram pagas. Entre as principais causas de endividamento dos brasileiros, os cartões são a principal causa.

Em julho de 2023, o método de pagamento representava 29,5% das dívidas negativadas no Brasil. No mesmo período do ano passado, esse percentual era de 28,6%. Já o valor da das 231,3 milhões de dívidas totais negativadas – em todos os setores – chegava a R$ 287,7 bilhões. Os dados são do Serasa Experian. 



+ NOTÍCIAS Você conhece os direitos do consumidor? Você tem cuidado da sua privacidade e de seus dados na internet?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]