A guerra fria entre Rússia e Ucrânia parece não refletir a situação econômica do Leste Europeu, que é formado por 21 países. Pelo contrário, a região continuou dominando a atividade de desenvolvimento de shoppings centers em 2013 na Europa. O número se refere aos metros quadrados de lojas abertas no segundo semestre do ano passado.
Ao todo, foram 2,4 milhões de metros quadrados de lojas inauguradas em shoppings, resultado puxado pela Rússia e Turquia. Isso corresponde a 70% de todo o mercado europeu no período. Relatório é da consultoria imobiliária global Cushman & Wakefield.
A hegemonia da França (maior mercado de espaço em shoppings ? 17,3 milhões de m²) e do Reino Unido (16,93 milhões de m²) parece estar com os dias contados. Os números da Rússia estão crescendo em velocidade descomunal, ultrapassando os 16,86 milhões de m². A perspectiva é que ela substitua o Reino Unido na segunda colocação até o fim de 2014.
Você já tinha imaginado que a Rússia tivesse shoppings mais modernos que a Inglaterra e Alemanha?
Mais que isso, a Rússia levaria fácil a primeira colocação se ao menos uma parte de seus projetos que estão em planejamento culminarem em construção de Shopping Centers, já que 2,6 milhões de m² de espaço estão programados para serem entregues no país nos próximos dois anos.
Entre eles, nada menos que o Avia Park ? 235 mil de metros quadrados e 551 lojas, na capital russa. Ele será o maior Shopping Center da Europa. No segundo semestre de 2013, a Rússia foi responsável por 29% de todo espaço de shopping centers aberto na Europa. As três maiores inaugurações foram todas localizadas no país. São eles: o Aero Park City ? 91 mil m², Kristall ? 75 mil m² e Planeta ? 63,4 mil m².
Uma Rússia forte
Conhecido por atos austeros e discutíveis no governo do país, o presidente da Rússia Vladimir Putin é considerado um ditador por boa parte dos governantes ocidentais. No entanto, é adorado pela maioria dos russos, que concordam com a política nacionalista do presidente. A recente conquista militar da Crimeia, na Ucrânia, vêm de encontro aos interesses econômicos da ?nova? Rússia.
Ao assumir em 1999, Putin herdou a crise econômica russa, que desvalorizou a moeda nacional e declarou a moratória para todas as dívidas com outros países. Para alavancar as finanças, o governante usou as exportações de energia para recuperar gradualmente os territórios perdidos quando a União Soviética desmoronou.
Pode-se dizer que foi graças a essa crise que Putin se elegeu e, inegavelmente e não se sabe a que custo, reorganizou a casa. A partir daí, a Rússia se recuperou, mantendo um ritmo de crescimento econômico muito acelerado até 2008. O PIB crescia por volta de 7%, número absurdamente alto, mais ainda para um país de dimensões continentais e com regiões ainda tão pobres.
Voltando para a pesquisa da Cushman, o desenvolvimento pelo resto da Europa aumentou potencialmente na segunda metade de 2013 com 3,6 milhões m² de nova área bruta passível de locação. Estatística é o dobro do espaço completado no primeiro semestre do mesmo ano.
Ao lado da Rússia, a Turquia vêm com mais de 2,2 milhões de m² previstos para serem concluídos até o fim de 2015. A França lidera o caminho nos países da Europa Ocidental e está em terceiro lugar no geral com quase 1,3 milhões de m² de espaço de varejo para ser entregue em 2014 e 2015.
Para esse ano, são 203 novos shoppings centers a serem finalizados por toda a Europa; 127 desses serão entregues no leste europeu. Das 86 extensões que serão abertas, 65 estarão localizadas na Europa Oriental. Existem 103 projetos e 32 extensões abrindo em 2015. A Ucrânia, Turquia e Rússia devem continuar a fomentar o desenvolvimento no continente, todos os três marcando aumentos recordes de dois dígitos no total de espaço.
Confira vídeo com o projeto do maior shopping do mundo
Avia Park movie – English from AviaPark on Vimeo.
Projeto do Avia Park
Veja gráfico dos shoppings que serão construídos na Europa em 2014/2015 (em milhões de m²)