Pesquisar
Close this search box.
/
/
Latinos estão menos otimistas e mais preocupados

Latinos estão menos otimistas e mais preocupados

A pesquisa foi feita com mais de 10.250 lares, nas principais cidades da América Latina, e apresenta um diagnóstico sobre as expectativas e tendências dos consumidores.  

O estudo Consumer Watch 2014: Termômetro do Consumidor, realizado pela Kantar Worldpanel pelo 10º ano consecutivo, com mais de 10.250 famílias nas principais cidades da América Latina, apontou que estamos menos otimistas.  

O estudo observou que a região já vive um cenário complicado atualmente. A projeção de crescimento para este ano é menor do que no ano anterior (2,5% vs 2,7% em 2013), o que reflete uma queda significativa no otimismo para os Latino-americanos, tanto na situação do país como na área pessoal.
 
47% dos Latino-americanos estão otimistas com relação a situação do país em 2014, mesmo índice observado em 2008, ano de pré-crise. No anos de 2013 este número era de 58%. Os países que registraram maiores quedas foram Argentina (-28pts), México (-22pts) e Brasil (-13pts).  
 
Em contrapartida, há consumidores que demonstraram maior otimismo em relação a seus países, tal como o Chile, que teve um aumento de 11 pontos. Isso impacta também o nível de confiança dos Latinos, que confiam mais nas pessoas que estão mais próximas a eles. No Brasil, a família é campeã, com 85% de confiança, os amigos vêm em seguida com 35%, logo após as instituições religiosas com 34%, 21% a igreja católica e 18% os meios de comunicação.

Dúvidas e dívidas

Quando questionados sobre suas principais preocupações, foi possível identificar que:

 

64% dos brasileiros estão preocupados com a insegurança e violência

49% se preocupam com a saúde

42% com aumento dos preços e a inflação

Um ponto que chamou a atenção é que o Latino-americano está mais aflito com a crise mundial do que com o aquecimento global. Este ficou na 5º colocação na região, sendo ultrapassado pela crise, que ficou em 4º lugar na região.

O levantamento mostra também que todas as classes sociais brasileiras sofreram com alguma situação que afeta o bolso nos últimos 3 meses. Cerca de 68% sentiram aumento nos preços, 36% observaram a diminuição de entrada de dinheiro no domicilio, 29% tiveram que fazer corte de gastos com diversão e 28% têm alguém que perdeu o emprego na família, sendo a classe C a mais prejudicada.

Mais lares também estão com algum tipo de dívida a pagar. O estudo aponta que atualmente 58% dos brasileiros estão endividados, sendo que a compra de eletrodomésticos é responsável por 25% das dívidas, compra de veículos fica em segundo lugar, com 14%, a educação tem uma parcela de 13% e 9% da dívida se dá com a compra de alimentos e bebidas.
 
Em toda América Latina, o país que registrou maior índice de endividamento foi a Argentina, com um aumento de 19 pontos, chegando a 57% em 2013. As principais razões das dívidas no país também são com a compra de eletrodomésticos (29%) e com a compra de alimentos e bebidas (18%).
 
Apesar de endividados, os brasileiros se preocupam com o seu futuro e moradia, 29% pretendem economizar para ter uma reserva no futuro, porém, entre eles, 9 % planejam criar alguma dívida com diversão/viagem.

 

Leia mais:

Produção de Nutella ameaçada por mudanças climáticas

Compre suas passagens de ônibus pelo celular

Internet das Coisas “invadirá” vida das pessoas até 2019

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]