/
/
LATAM investe em transformação digital e reduz 50% da demanda em call center

LATAM investe em transformação digital e reduz 50% da demanda em call center

Com novo site e ampliação de serviços online, companhia aérea registra redução do atendimento em call center para compra e remarcação de passagens

A LATAM Airlines registrou uma redução de 50% na demanda por atendimento em call center para compra e remarcação de passagens, nos últimos cinco meses. Em nota enviada com exclusividade à Consumidor Moderno, a companhia aérea anunciou os resultados dos seus esforços de investimento na transformação digital, cuja necessidade foi ainda mais intensificada pela pandemia do novo coronavírus.

Desde fevereiro, a empresa passou a oferecer aos clientes uma experiência mais digital com navegação intuitiva e contacless. Com o seu novo site e a ampliação de serviços online, já é possível verificar os reflexos na mudança de comportamento dos consumidores da companhia. “Os clientes têm gastado 40% de tempo a menos ao realizar suas operações no site e aplicativo da LATAM”, afirma a nota.

Ainda segundo informações da LATAM, cerca de 40% de todos os clientes da empresa no Brasil são usuários frequentes da nova experiência digital oferecida atualmente. O que reforça ainda mais a necessidade de maturidade digital das empresas. Para a companhia aérea, a primeira fase da transformação foi realizada em quatro pilares: novo fluxo de compra no site, conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas e check-in automático.

Além disso, a LATAM Airlines anunciou também o lançamento de uma carteira virtual, o LATAM Wallet, em que ficam acumulados créditos de pontos e reembolsos do cliente, que podem ser utilizados a qualquer momento na aquisição de uma passagem aérea, e uma nova experiência digital para o LATAM Pass, programa de fidelidade da empresa – o que aponta para mais uma tendência de mercado, a de fidelização.

Mercado com tendência de alta

O mercado de fidelidade se expandiu de passagens aéreas para experiências e diversificação de produtos. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), antes os pontos eram muito mais acumulados no varejo — e minoritariamente por milhas — e gastos sobretudo em passagens. Com a pandemia, hoje o gasto de pontos em passagens costumava ficar acima dos 80% têm ficado abaixo 60% com a diminuição de voos.

Ainda assim, as empresas de fidelidade e marcas que buscam fidelizar seus consumidores souberam se manter atraentes. Por mais que menos milhas tenham sido emitidas recentemente — com 19,2% menos pontos emitidos no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado (R$ 57,9 bilhões ante R$ 71,6 bilhões) —, a quantidade de cadastros tem aumentado. Segundo a Abemf, a quantidade de cadastros nos programas das associadas aumentou 11,1% na comparação trimestral, para 165,4 milhões.


+ Notícias

Parceria entre Americanas e Santander para fidelidade indica tendência?

LATAM busca golaço em diversidade e inclusão ao anunciar parceria com Marta

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]