Visitar a Galeries Lafayette na capital francesa sempre foi uma experiência única, mas o momento poderá ser planejado em cada detalhe daqui para frente. A varejista parisiense lançou um aplicativo de geolocalização em três dimensões para que o cliente e, principalmente o turista, não vague a esmo por entre os 70 mil metros quadrados de extensão da loja.
Com o app ? disponível em 14 idiomas na Apple Store e Play Store ? o visitante poderá preparar seu percurso de compras e adicionar as marcas que preferir aos favoritos. Os itinerários criados no celular conduzirão o cliente de uma seção à outra com mapas interativos em 3D, fornecerão informações de restaurantes, serviços, promoções de última hora e até a possibilidade de compartilhar sua posição geográfica nas redes sociais. O software utiliza tecnologia Wi-Fi e Bluetooth para a localização.
Para se ter uma ideia do tamanho da loja, essas dimensões equivalem a cerca de sete campos de futebol. Veja aqui o mapa da Laffayette na Boulevard Haussmann.
Quando foi aberta, em 1893, não era necessário nenhum mapa para se achar dentro da Lafayette, que media 70 metros quadrados. Hoje mil vezes maior, a varejista recebe 10 milhões de visitantes por ano e oferece artigos de mais de 3,5 mil marcas, entre elas Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, Lancôme e Dior.
Em 2011, o diretor de promoção internacional da empresa, Thierry Vannier, chegou a dizer ao The New York Times que a Galeries Lafayette seria mais visitada do que a Torre Eiffel. O Grupo Lafayette tem 65 lojas ao redor do mundo, das quais essa da Haussmann é a principal.
A cadeia norte-americana de varejo de materiais de construção Lowe?s também lançou um aplicativo similar. O app ajuda o cliente a encontrar qualquer item nas prateleiras das lojas, com mapas detalhados. De acordo com a Consumer Feedback Insights Group, o uso de aplicativos para compras dentro das lojas duplicou no último ano.
Cúpula no teto das lojas Lafayette, símbolo da arquitetura Art Nouveau
Leia mais: