A personalização é uma das grandes tendências do varejo global. A Amazon é hoje uma das grandes referências no mundo online, com sua oferta de produtos alinhada ao histórico de consumo e de visitação dos consumidores: ao cruzar as informações de compra de cada cliente com seu histórico de navegação e o comportamento de outros clientes com perfil semelhante, a empresa consegue ser bastante assertiva em sua oferta e, assim, amplia as possibilidades de venda. Com os smartphones, esse movimento será ainda mais intenso.
Números do Yankee Group mostram que 46% dos consumidores americanos utilizam seus telefones para pesquisar preços e resenhas de produtos enquanto estão dentro de uma loja física. Não à toa, o varejo físico tem se movimentado para oferecer recursos que tornem a visita ao ponto de venda algo mais especial: a Macy?s, por exemplo, lançou recentemente um aplicativo que identifica a posição do cliente dentro da loja (ajudando a orientá-lo no PDV) e conta com recursos de realidade aumentada para enriquecer a experiência. Com os consumidores conectados 100% do tempo, não faz mais sentido pensar em varejo online e offline. O desafio é integrar os mundos e oferecer uma experiência efetivamente cross-channel.
O World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo, que acontecerá entre os dias 29/09 e 01/10 em Paris, debaterá o caráter disruptivo do avanço da tecnologia no mundo do varejo e mostrará exemplos de sucesso de empresas de todos os continentes. As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto. NOVAREJO, a melhor forma de conhecer o que é notícia, tendência e inovação no mundo do varejo, acompanhará de perto o WRC, com uma cobertura completa na revista impressa, no portal e nas redes sociais. Não perca!
Leia mais:
O fim do varejo como o conhecemos