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Lacta aposta em D2C e B2B para fortalecer presença digital

Lacta aposta em D2C e B2B para fortalecer presença digital

A marca, que pertence a Mondelez, quer crescer loja online e multiplicar vendas pelos canais digitais para atender os clientes em todos os meios

A Lacta, uma das empresas mais tradicionais do Brasil quando se fala de chocolates, está investindo forte em aumentar sua presença digital e oferecer ao consumidor um leque cada vez maior de opções para encontrar seu produto preferido. A Páscoa é uma data estratégica para esta movimentação, e a expectativa da marca é que pelo menos 1 a cada 5 ovos sejam vendidos pelo e-commerce.

Entre as diversas alternativas para construir um relacionamento duradouro com o cliente, a estratégia D2C (direct to consumer ou direto ao consumidor, em tradução livre) está se tornando cada vez mais importante, pelo menos para a Lacta, marca da Mondelez.

“Não tratamos o e-commerce individualmente, mas integrado ao core business da companhia”

Impulsionadas pela pandemia, as vendas no e-commerce da Lacta cresceram 95% em relação a 2021, quando o modelo ainda era bastante tímido. O avanço fez o canal ganhar mais espaço dentro da estratégia da marca, e os investimentos foram ampliadas. A meta para este ano é triplicar a receita das vendas pelo site.

Leia mais:D2C: desafios para indústria entrar no e-commerce

E não é só no e-commerce próprio que a Lacta investiu para trazer o consumidor mais para perto. A marca lançou uma página oficial no Mercado Livre como parte da estratégia de vendas online para a Páscoa deste ano. É a primeira vez que o marketplace faz parte da estratégia para a data.

O contato direto com o consumidor possibilita mais entendimento de sua jornada e essas informações nos auxiliam não apenas para a loja Lacta, mas também para desenhar estratégias junto aos nossos parceiros online e físicos em todo o país. O shopper é omnichannel, e essa integração é enriquecedora, avalia a diretora de e-commerce da Mondelez Brasil.

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Um dos cuidados para proporcionar uma boa experiência do consumidor quando se fala em um produto tão delicado como ovos de chocolate é a entrega ao cliente. A Lacta mantém os ovos em ambientes climatizados e realiza a entrega com embalagem segura, com uma proteção plástica e placa refrigerada, para garantir a qualidade e a integridade do produto.

A Consumidor Moderno conversou com exclusividade com Livia Seabra, diretora de e-commerce da Mondelēz Brasil, sobre as estratégias da Lacta para esta Páscoa.

CONSUMIDOR MODERNO – O que motivou a decisão da Lacta de abrir uma loja própria? É uma forma da indústria se aproximar do consumidor?

LIVIA SEABRA – A Loja Lacta tem sido cada vez mais relevante para o sucesso das vendas em períodos sazonais, principalmente na Páscoa. O e-commerce hoje é um canal que proporciona extrema facilidade ao consumidor e tem sido cada vez mais procurado pelo brasileiro, que faz questão de comemorar a Páscoa e presentear amigos e familiares. O crescimento, observado ano a ano, comprova as vantagens de trabalhar com esse formato.

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CM – Como garantem a satisfação do cliente no processo?

LS – A Loja Lacta tem como foco a jornada de compra e a experiência do consumidor que acontece dentro do site, permitindo que o usuário tenha a melhor experiência possível e realize a compra em um único ambiente.

Um grande diferencial é o cuidado com o envio dos produtos: colocamos protetor na embalagem de cada ovo, além de uma placa resfriada, para que chegue no melhor estado até o consumidor.

Leia mais: Lacta lança estratégia digital para Páscoa no Mercado Livre

CM – Como planejam expandir o modelo no futuro?

LS – Nossa estratégia segue bastante focada no e-commerce, que se mostrou indispensável para que as pessoas possam vivenciar a magia da Páscoa. Temos uma operação de e-commerce muito mais robusta, novas funcionalidades e layout pensado para melhor usabilidade e experiência de compra.

A novidade, este ano, é a introdução do B2B na loja Lacta, que já atendia o D2C. Trata-se de um canal exclusivo para vendas corporativas, voltado a empresas que querem antecipar as compras de chocolate para presentear funcionários e clientes.

“Nossa estratégia segue bastante focada no e-commerce, que se mostrou indispensável
para que as pessoas possam vivenciar a magia da Páscoa”

Para 2023, também ampliamos a área de entrega do site. Em 2022, a entrega abrangia o Estado de São Paulo e as capitais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Este ano, ampliamos para entrega nacional. Para todas as capitais do Brasil, entregaremos em 48 horas e, para as demais cidades, em até 5 dias úteis.

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CM – Como vocês trabalharam na construção da presença digital?

LS – O primeiro ponto é que não tratamos o e-commerce individualmente, mas integrado ao core business da companhia. Temos um time 100% focado em e-commerce, mas toda a área digital atua junto a outras frentes – como marketing, trade, logística, pricing, entre outras- para sermos um negócio omnichannel.

Além disso, realizamos uma agenda contínua de treinamento e capacitação de nossos times olhando para todas as áreas do mundo digital, não apenas a loja Lacta, mas também outras frentes. Uma das prioridades é buscar constantemente conhecimento técnico e boas práticas para evoluirmos no meio online, o que vem se refletindo em nossa atuação e novas iniciativas.



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