Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lacta aposta em D2C e B2B para fortalecer presença digital

Lacta aposta em D2C e B2B para fortalecer presença digital

A marca, que pertence a Mondelez, quer crescer loja online e multiplicar vendas pelos canais digitais para atender os clientes em todos os meios

A Lacta, uma das empresas mais tradicionais do Brasil quando se fala de chocolates, está investindo forte em aumentar sua presença digital e oferecer ao consumidor um leque cada vez maior de opções para encontrar seu produto preferido. A Páscoa é uma data estratégica para esta movimentação, e a expectativa da marca é que pelo menos 1 a cada 5 ovos sejam vendidos pelo e-commerce.

Entre as diversas alternativas para construir um relacionamento duradouro com o cliente, a estratégia D2C (direct to consumer ou direto ao consumidor, em tradução livre) está se tornando cada vez mais importante, pelo menos para a Lacta, marca da Mondelez.

“Não tratamos o e-commerce individualmente, mas integrado ao core business da companhia”

Impulsionadas pela pandemia, as vendas no e-commerce da Lacta cresceram 95% em relação a 2021, quando o modelo ainda era bastante tímido. O avanço fez o canal ganhar mais espaço dentro da estratégia da marca, e os investimentos foram ampliadas. A meta para este ano é triplicar a receita das vendas pelo site.

Leia mais:D2C: desafios para indústria entrar no e-commerce

E não é só no e-commerce próprio que a Lacta investiu para trazer o consumidor mais para perto. A marca lançou uma página oficial no Mercado Livre como parte da estratégia de vendas online para a Páscoa deste ano. É a primeira vez que o marketplace faz parte da estratégia para a data.

O contato direto com o consumidor possibilita mais entendimento de sua jornada e essas informações nos auxiliam não apenas para a loja Lacta, mas também para desenhar estratégias junto aos nossos parceiros online e físicos em todo o país. O shopper é omnichannel, e essa integração é enriquecedora, avalia a diretora de e-commerce da Mondelez Brasil.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Um dos cuidados para proporcionar uma boa experiência do consumidor quando se fala em um produto tão delicado como ovos de chocolate é a entrega ao cliente. A Lacta mantém os ovos em ambientes climatizados e realiza a entrega com embalagem segura, com uma proteção plástica e placa refrigerada, para garantir a qualidade e a integridade do produto.

A Consumidor Moderno conversou com exclusividade com Livia Seabra, diretora de e-commerce da Mondelēz Brasil, sobre as estratégias da Lacta para esta Páscoa.

CONSUMIDOR MODERNO – O que motivou a decisão da Lacta de abrir uma loja própria? É uma forma da indústria se aproximar do consumidor?

LIVIA SEABRA – A Loja Lacta tem sido cada vez mais relevante para o sucesso das vendas em períodos sazonais, principalmente na Páscoa. O e-commerce hoje é um canal que proporciona extrema facilidade ao consumidor e tem sido cada vez mais procurado pelo brasileiro, que faz questão de comemorar a Páscoa e presentear amigos e familiares. O crescimento, observado ano a ano, comprova as vantagens de trabalhar com esse formato.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

CM – Como garantem a satisfação do cliente no processo?

LS – A Loja Lacta tem como foco a jornada de compra e a experiência do consumidor que acontece dentro do site, permitindo que o usuário tenha a melhor experiência possível e realize a compra em um único ambiente.

Um grande diferencial é o cuidado com o envio dos produtos: colocamos protetor na embalagem de cada ovo, além de uma placa resfriada, para que chegue no melhor estado até o consumidor.

Leia mais: Lacta lança estratégia digital para Páscoa no Mercado Livre

CM – Como planejam expandir o modelo no futuro?

LS – Nossa estratégia segue bastante focada no e-commerce, que se mostrou indispensável para que as pessoas possam vivenciar a magia da Páscoa. Temos uma operação de e-commerce muito mais robusta, novas funcionalidades e layout pensado para melhor usabilidade e experiência de compra.

A novidade, este ano, é a introdução do B2B na loja Lacta, que já atendia o D2C. Trata-se de um canal exclusivo para vendas corporativas, voltado a empresas que querem antecipar as compras de chocolate para presentear funcionários e clientes.

“Nossa estratégia segue bastante focada no e-commerce, que se mostrou indispensável
para que as pessoas possam vivenciar a magia da Páscoa”

Para 2023, também ampliamos a área de entrega do site. Em 2022, a entrega abrangia o Estado de São Paulo e as capitais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Este ano, ampliamos para entrega nacional. Para todas as capitais do Brasil, entregaremos em 48 horas e, para as demais cidades, em até 5 dias úteis.

Conheça o Mundo do CX

CM – Como vocês trabalharam na construção da presença digital?

LS – O primeiro ponto é que não tratamos o e-commerce individualmente, mas integrado ao core business da companhia. Temos um time 100% focado em e-commerce, mas toda a área digital atua junto a outras frentes – como marketing, trade, logística, pricing, entre outras- para sermos um negócio omnichannel.

Além disso, realizamos uma agenda contínua de treinamento e capacitação de nossos times olhando para todas as áreas do mundo digital, não apenas a loja Lacta, mas também outras frentes. Uma das prioridades é buscar constantemente conhecimento técnico e boas práticas para evoluirmos no meio online, o que vem se refletindo em nossa atuação e novas iniciativas.



+ NOTÍCIAS
iFood investe em educação com Cazé e KondZilla
Experiência de saúde: CX está na cultura do Einstein e ganha novas ferramentas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]