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KLM adota WhatsApp como ferramenta de atendimento aos clientes

KLM adota WhatsApp como ferramenta de atendimento aos clientes

Informações como cartão de embarque, atualizações de status dos voos e sistema de perguntas em vários idiomas estarão à disposição no aplicativo

A companhia aérea holandesa KLM é mais uma a se render ao aplicativo WhatsApp. Por meio do braço WhatsApp Business, que foi lançado como um canal exclusivo para o relacionamento entre empresas e clientes, a empresa europeia se tornou a primeira empresa do setor a ter uma conta verificada no aplicativo.

Entre os serviços oferecidos pela rede social estão conformação de reserva, notificação de check-in, cartão de embarque, atualizações sobre status de e voo e sistema de perguntas e resposta em mais de dez idiomas.

Para dar essas informações aos clientes, a KLM criou um robô com inteligência artificial. Antes da resposta chegar ao consumidor final, elas são validadas por mais 260 atendentes humanos, tendo uma assertividade maior nas respostas.

Brasil, Argentina, México, Colômbia, Índia, Hong Kong e Holanda estão sendo os primeiros países a testar a ferramenta. “Nós queremos estar onde nossos clientes estão e, dado os 1 bilhão de usuários, é necessário estar no WhatsApp”, diz Pieter Elbers, Presidente e CEO da KLM.

Números

No primeiro dia de abertura da conta oficial, a KLM recebeu mais de mil mensagens. Entre os serviços mais demandados houve 800 confirmações de reserva, 650 cartões de embarque e 150 atualizações de status de voo. Segundo a empresa, 10% desse volume foi em português.

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