“A primeira e a maior marca da América Latina a personalizar hair care com tecnologia”. Assim se define a beauty tech Just For You, que utiliza inteligência artificial para desenvolver fórmulas personalizadas de produtos para cabelo. Xampu, condicionador, máscara e leave in são os produtos oferecidos no site, e que podem ser comprados separadamente ou em combo. A máscara, lançada em agosto deste ano, se tornou a primeira máscara personalizada do Brasil.
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Com essa nova maneira de vender xampu, a Just For You faturou R$ 8 milhões em 2020 e espera atingir R$ 30 milhões até o final de 2021. O mercado de hair care, aliás, foi um dos que se manteve em alta durante a pandemia: em 2020, cresceu 4,6% em relação ao ano anterior, movimentando mais de R$ 23 bilhões, segundo dados da Euromonitor International.
Com vendas realizadas exclusivamente pelo site, a marca apostou em tecnologia para oferecer uma boa experiência ao consumidor, desde o primeiro acesso ao site até o pós-venda.
Just For You inova e cria produtos sob medida
No site, não há produtos prontos à venda e é aí que começa a personalização da experiência. É o consumidor quem cria seu próprio produto, respondendo a um questionário com perguntas que vão desde o tipo de fio (seco, oleoso, misto) até hábitos como alimentação e prática de exercícios físicos.
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É possível selecionar, ainda, os benefícios desejados, como controle de volume ou de frizz, mais hidratação ou redução de queda, além da intensidade do aroma. Até o rótulo é customizado – basta escrever o nome para a impressão e o Just For You vira Just For Maria, Cláudia, Andréa…
“A personalização do produto vai muito além do rótulo e da fragrância. Nós o personalizamos de acordo com o estilo de vida de cada consumidor, suas necessidades e objetivos em relação ao cabelo”, destaca Rodrigo Stoqui, CMO e sócio-fundador da marca.
Essa personalização é feita por inteligência artificial. Com a orientação de estatísticos e engenheiros a empresa criou o algoritmo Jul.IA, tornando o processo mais automatizado, com a utilização de máquinas exclusivas que combinam os ativos do produto e facilitam a produção em escala.
Seguindo ainda outras tendências de consumo, a marca se define como cruelty free, fresh-made e sustentável, usando apenas ingredientes naturais, livres de sulfatos, parabenos e petrolatos. Para o CMO da Just For You, o consumidor está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade na hora de escolher um produto. “Essa é uma tendência no mercado e, no setor de cosméticos, também são a redução no consumo de água e no uso de plásticos. O fato de os nossos produtos serem fresh-made, ou seja, só produzimos aquilo que vendemos, auxilia nesses quesitos, reduzindo o desperdício”, diz.
Marketing de recomendação leva a marca a um número
maior de clientes
Entre as celebridades e influencers que fazem parte do time da Just For You estão atrizes famosas como Cláudia Raia, mas também influenciadoras nem tão conhecidas, com até 10 mil seguidores, porém capazes de promover um engajamento ainda maior do que no próprio perfil da marca.
Rodrigo Stoqui explica que cada pessoa influenciadora cumpre com um objetivo: enquanto as celebridades ajudam no fortalecimento da marca, passando confiança para os consumidores, os micro influenciadores colaboram com a divulgação entre os seguidores. “Nós criamos uma metodologia própria para contratar e avaliar influenciadores e só fechamos a parceria depois que eles experimentam o produto, pois o nosso objetivo é transmitir uma mensagem verdadeira”, destaca.
Já no YouTube, a linha de produtos para cabelo vem sendo divulgada por influenciadoras sem contrato de publicidade, mas que experimentaram o produto e resolveram publicar uma opinião sincera. Ou seja, bem além do marketing de influência, a Just For You vem angariando clientes pelo marketing de recomendação, que é quando os próprios consumidores ficam satisfeitos com a experiência e se tornam promotores da marca.
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A criadora de conteúdo de beleza Louise Almeida foi uma das influenciadoras que fez a resenha da marca em seu canal. O vídeo tem 20 mil visualizações e comentários de quem comprou o produto depois de assistir à avaliação. “O que eu mais gostei na Just For You foi a personalização, a atenção que eles dão ao cliente. Eles te dão todo o suporte para fazer sua fórmula, você pode tirar dúvidas com a inteligência artificial deles ou diretamente com algum atendente”, diz Louise no vídeo. Estar mais próximo ao cliente, aliás, é o objetivo da marca, que é direct-to-consumer, ou seja, atende ao consumidor final sem passar por um intermediário no varejo.
Boa experiência do consumidor depende de autoconhecimento
Ainda que os produtos da Just For You sejam fabricados com alta tecnologia, produtos de qualidade e de acordo com diversas preferências e necessidades, é possível que ele não funcione para todo mundo. Segundo a tricologista funcional Valine Alencar, membro da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), no site é possível criar um xampu personalizado, porém sem a avaliação de um tricologista para analisar a saúde dos fios e do couro cabeludo.
“Então é uma escolha superficial, que funciona como um paliativo. O indicado é sempre ter o acompanhamento de um profissional que possa olhar com mais profundidade as reais necessidades do paciente, e também é preciso entender que o cabelo é um marcador de saúde do nosso organismo. Não é somente uma questão estética”, explica.
Assim, se o objetivo é evitar a queda dos fios ou ganhar mais brilho, por exemplo, é necessário avaliar a saúde como um todo, checando, por exemplo, a falta de vitaminas no organismo ou a intoxicação por metais tóxicos. A recomendação da especialista é investir em cuidados sistêmicos com a saúde, sem deixar, é claro, de escolher bons cosméticos para o cabelo. “Produtos com matéria-prima de qualidade certamente oferecem mais benefícios para os fios e são um importante complemento”, ressalta Valine Alencar.
Para melhorar a experiência do consumidor, a Just For You investe em atendimento personalizado, oferecendo a possibilidade de reavaliar a fórmula junto a um especialista. Em 2019, o índice de revisão de fórmulas girava em torno de 5% e hoje, com volume de produção 25 vezes maior, esse índice é de 1%.
“Nosso time de atendimento foi batizado como time de wellness, pois nós priorizamos o bem-estar do cliente. Para quem não ficou satisfeito com o produto, damos a opção de revisar a fórmula e reenviar uma nova, sem custo. Essas reformulações inclusive ajudam a retroalimentar a inteligência artificial, melhorando ainda o processo de criação dos produtos. E se, ainda assim, o consumidor não conseguir se adaptar ao produto, no fim ele sai satisfeito com o nosso atendimento cuidadoso, lembrando da marca por essa qualidade e até indicando para outras pessoas”, finaliza o sócio-fundador da Just For You.
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