Pesquisar
Close this search box.
/
/
Jornalismo digital cresce na pandemia; 65% dos leitores aumentaram o consumo

Jornalismo digital cresce na pandemia; 65% dos leitores aumentaram o consumo

Estudo revela ainda que 16% dos brasileiros pagam por pelo menos uma assinatura de notícias digitais ou serviço.

O jornalismo digital tem crescido de forma expressiva na América Latina, principalmente desde a chegada da pandemia de Covid-19. Segundo pesquisa conduzida pela Provokers e encomendada pela organização filantrópica Luminate, 65% dos leitores de veículos digitais aumentaram o consumo desde a chegada da crise sanitária.

Ainda segundo o levantamento — que entrevistou  8.570 pessoas de 18 a 65 anos em quatro países da América Latina — 92% desses leitores acessam notícias por meios digitais pelo menos duas vezes por semana e 83% dizem acessar notícias ao menos uma vez ao dia.

Brasil entre os principais consumidores

No Brasil, o consumo através das plataformas de jornalismo digital representam 59% de todo o consumo de notícias, o que mostra o crescente domínio das plataformas digitais como fontes primárias de notícias e informações.

Outro dado da pesquisa aponta a disposição dos brasileiros a pagar por conteúdo de notícias digitais: 16% dos consumidores pagam por pelo menos uma assinatura de serviço de notícias. O número pode parecer modesto, mas é maior que em outros países do mundo que têm o mercado estabelecido, como o Reino Unido (8%) e Alemanha (10%). O Brasil fica trás apenas dos Estados Unidos (20%).

O estudo mostra, ainda, que 26% dos consumidores brasileiros estão dispostos a fazer doações voluntárias a veículos digitais.

Principais fatores para alta do Jornalismo Digital

Os principais fatores indicados pelos consumidores para a preferência pelo digital são a alta qualidade do conteúdo (34%) e a credibilidade do veículo como fonte de informações sérias e confiáveis (31%).

A pesquisa aponta também que todos os respondentes da pesquisa, incluindo aqueles que atualmente pagam por notícias, a independência do veículo em relação a interesses políticos ou outros interesses velados também foi apontado como fator determinante.

Obstáculos para atrair novos leitores

Apesar do crescimento no consumo de informação digitalizada, o levantamento identificou dois obstáculos para os veículos de mídia na hora de atrais novos assinantes. O primeiro, segundo os entrevistados, é o fato as informações não serem “suficientemente relevantes” ou não trazerem diferenciais que justificassem o pagamento de uma assinatura.

O segundo é o custo: 90% dos entrevistados afirmaram que não estão dispostos a pagar, principalmente por conseguirem acessar notícias gratuitamente através de outro mecanismo.

A pesquisa ainda perguntou quais seriam os preços ideais para se pagar por notícias digitais; para um em cada quatro pessoas, R$ 30 por mês é considerado um valor aceitável. Sobre o tempo de retenção dos assinantes, a média é de pouco mais de dois anos (24,5 meses).


+ NOTÍCIAS

6 práticas que levam empresas de bens de consumo ao sucesso

Omnichannel, personalização e empatia como tendências do pós-pandemia

Você sabe eleger o que é prioridade no trabalho?


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]