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Uma jornada imersiva pela história da Catedral de Notre-Dame

Uma jornada imersiva pela história da Catedral de Notre-Dame

Exposição de realidade aumentada chega ao Brasil e oferece mergulho na construção e reconstrução de um dos principais monumentos do mundo Ocidental.

Há muito tempo a Catedral de Notre-Dame ocupa um espaço no imaginário ocidental, até mesmo antes da tragédia do incêndio que a destruiu e abalou o mundo em 2019. Quem iria a Paris sem visitar Notre-Dame? Depois da Torre Eiffel, é um dos pontos mais importantes culturalmente, independente de religião. Uma nova exposição imersiva de realidade aumentada 360º tem como proposta mergulhar nos mais de 850 anos de história de um dos monumentos mais icônicos da França. É a “Notre-Dame de Paris: uma viagem pela Catedral”.

Com uma única exibição na América do Sul, no MIS Experience, a exposição abre ao público neste domingo, 14/7, mesma data em que os franceses celebram a Queda da Bastilha e o início da Revolução Francesa. A exposição já percorreu mais de 10 países e foi vista por mais de 400 mil pessoas. A Consumidor Moderno foi até o local para conferir em primeira mão a exposição que, muito além do contexto histórico, apresenta uma viagem enriquecedora e interativa, aliada a muita tecnologia de ponta.

Reconstrução do monumento

Os visitantes farão a imersão na história da Catedral de Notre-Dame por meio do HistoPad, desenvolvido pela francesa Histovery, em colaboração com um comitê científico de especialistas do órgão oficial responsável pela reconstrução do monumento, em Paris. Por meio de cliques nas imagens que aparecem na tela do tablet, cada pessoa poderá ver a reconstituição de diversos períodos que contam a história da Notre-Dame, do século 12, quando sua construção teve início, até sua atual reconstrução, após o incêndio de 2019. Além disso, a experiência multissensorial inclui áudios exclusivos, como sons de órgãos e sinos reais da Catedral.

A exposição é patrocinada exclusivamente pelo Grupo L’Oréal, grupo francês que está celebrando 65 anos de operações no Brasil. “Como uma empresa global, mas de origem francesa, temos muito orgulho de apoiar este projeto dedicado a um monumento histórico tão emblemático para a França e para o mundo”, reforça Marcelo Zimet, CEO do Grupo L’Oréal no Brasil. “O nosso propósito é criar a beleza que move o mundo e reforçamos o nosso compromisso de 115 anos globalmente, e nos últimos 65 anos no Brasil, de valorizar a história e o conhecimento, mas também construir novas possibilidades por meio da inovação e tecnologia. Esta exposição será uma oportunidade para aproximar os brasileiros da história da catedral, considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade, através de uma experiência imersiva e disruptiva”.

O que o público pode esperar?

Interior da exposição.
Foto: Consumidor Moderno.

A exposição é interativa, permitindo que cada visitante explore a catedral no seu próprio ritmo, tornando a visita enriquecedora para todos, desde crianças até idosos. Sendo uma verdadeira imersão virtual para celebrar a beleza e a história de Notre-Dame.

No contexto histórico, o público fará uma visita de sua fundação medieval até o terrível incêndio de 2019, passando pela consagração de Napoleão e o casamento de Henrique IV, a mostra interativa é uma grande experiência sensorial que destaca, ainda, o trabalho e as habilidades daqueles que atuam para restaurar este Patrimônio Mundial da UNESCO.

Patrick Sabatier, diretor institucional do Grupo L’Oréal no Brasil, comentou sobre a importância da exposição e destacou a tecnologia como um ponto alto da visita. “A exposição aborda a história, conectando o conhecimento do passado com a tecnologia atual. Estabelece uma relação entre uma história ancestral e as projeções permitidas pela inteligência artificial, permitindo reviver a história desde a construção até a reconstrução da catedral, passando por todos os eventos significativos ao longo das décadas”.

A exposição chega em um momento em que a marca quer usar cada vez mais o poder da tecnologia para criar beleza mais personalizada aos consumidores. O Grupo quer se tornar a maior a Beauty Tech do mundo e tornar a beleza mais inclusiva. Na ocasião, foi apresentado alguns lançamentos de produtos da marca.

“Estamos utilizando a Inteligência Artificial para desenvolver dispositivos que ajudam os consumidores a escolher e testar produtos de forma personalizada”, afirma Sabatier. “Durante a pandemia, desenvolvemos ferramentas virtuais, como um aplicativo de maquiagem que ajuda a encontrar a base ideal. A tecnologia Airlight Pro, lançada em 2024, permite economizar até 30% de energia enquanto cuida melhor do cabelo”.

Os ingressos já podem ser adquiridos no site: https://www.totalticket.com.br/misexperience

foto capa: Crédito: Histovery

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