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Jornada do colaborador: como tornar esse processo mais humanizado (e uma revelação)

Jornada do colaborador: como tornar esse processo mais humanizado (e uma revelação)

A trajetória vivenciada por um colaborador impacta diretamente na motivação, performance e evolução na empresa

A jornada do colaborador precisa ser cada vez mais humanizada, principalmente com modelos de trabalho remoto e híbrido. Afinal, a trajetória vivenciada por um colaborador impacta diretamente na motivação, performance e evolução na empresa. Por isso, humanizar esse movimento, observando o profissional com mais atenção e cuidado, tende a trazer bons resultados tanto para ele quanto para a companhia.

O primeiro passo é ouvir os colaboradores individualmente. Esta é uma forma de compreender as necessidades e preocupações de cada um, bem como de valorizar o indivíduo. Quando existe uma equipe, é importante que todos sejam ouvidos e que as suas opiniões sejam levadas em conta.

Outro ponto relevante é investir no seu desenvolvimento. A empresa pode fornecer mentoria e reuniões individuais para entender os objetivos de cada colaborador. Também é fundamental apostar em treinamentos, o que pode ser feito por meio de cursos internos e externos, além de palestras, ajudando a qualificar e aumentar o capital humano da empresa.

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É importante garantir que o ambiente de trabalho seja agradável e acolhedor, com bom relacionamento entre os colegas e com os gestores. Isso auxilia a criar um ambiente mais humanizado, contribuindo para melhorar a satisfação e o desempenho dos colaboradores.

Por fim, vale reconhecer o trabalho diferenciado dos colaboradores. Isso pode ser feito por meio de reconhecimentos financeiro e não financeiro, ajudando a fazê-los se sentirem valorizados.

E aí, gostou das dicas? Acha possível aplicá-las na sua empresa?

Agora, venho revelar uma surpresa que tem tudo a ver com o tema abordado neste artigo. Do segundo ao quarto parágrafo, o conteúdo foi elaborado a quatro mãos. Ou, melhor dizendo, a duas mãos e uma inteligência artificial que vem causando burburinho na internet. Provavelmente, você já conseguiu decifrar que estou me referindo a ChatGPT, né?

Conheça o Mundo do CX

E por que resolvi fazer um artigo que fala sobre humanização com o auxílio de uma inteligência artificial? Justamente para explicar que, apesar de uma ferramenta reproduzir a função de um ser humano, neste caso, escrevendo um texto, alguns atributos são apenas encontrados nos humanos: perceber, sentir, imaginar, sonhar, ouvir empaticamente, acolher “com calor humano”, dentre outras.

Ou seja, essas dicas são muito interessantes e podem ser aplicadas no dia a dia, mas não trazem as sutilezas necessárias para modulá-las diante da jornada individual de cada colaborador.

Enfim: somente uma pessoa perceberá e sentirá as reais necessidades de outra, poderá ouvi-las, empaticamente, e conseguirá, por meio de sua humanidade, acolher e endereçar as dores, próprias e alheias, tornando a jornada mais humanizada!

*Por Beatriz Nóbrega, Superintendente Executiva de Gente, Gestão e Experiência do Cliente do Digio.


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