Richard Liu, Fundador e CEO JD.com, esteve na abertura do World Retail Congress (WRC), um dos maiores eventos de varejo do mundo e que ocorre nesta semana, em Madrid (Espanha), para falar sobre inovação e resultado. Liu deu mostras de como o ascendente mercado chinês vem investindo intensamente em inovação.
A missão de Liu foi mostrar o que a JD.com faz de diferente dos varejistas ocidentais. O executivo chinês insiste que as empresas precisam acompanhar as mudanças e mover-se tão rápido quanto elas. Ao enaltecer o trabalho da JD, afirma que a empresa está atenta às mudanças e às demandas dos clientes e sempre disposta a servi-los.
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Liu explica que a lealdade a uma marca é diferente na China com relação aos países ocidentais. O senso de comunidade do povo chinês é um capital importante, especialmente no interior do país, em áreas mais afastadas dos centros urbanos. O executivo explica que, normalmente, comunidades rurais não estão à procura de conveniência como as populações urbanas, mas buscam algo que estimule o senso de proximidade.
Apesar dessa crença, o empreendedor não acredita que as lojas locais tenham a representatividade que já tiveram. Para ele, o modo de vida é mais importante do que as relações com a localidade. Se a tecnologia está em todo lugar, se sociedades mudam, cedo ou tarde, o varejo será cada vez mais automatizado. “Dificilmente haverá lugar para tanta mão de obra humana no varejo”, alerta Liu.
Da necessidade à oportunidade
Liu contou sobre sua experiência de vida. Quando criança, não sabia como comprar remédios para sua madrasta. Hoje, ele atende mais de 200 milhões de clientes por toda a China. “Quando comecei meu e-commerce, nada sabia sobre internet. Percebi rápido que o segredo poderia ser uma boa logística. Então desde o início eu me dediquei a criar meu próprio sistema de logística para assegurar eficiência na entrega”, contou.
Na opinião do empreender, o mundo mudou e continua mudando de forma muita rápida. Sua estratégia é buscar inovar a cada dia, com foco sempre nas necessidades dos clientes, reduzindo custos e aumentando a qualidade da experiência.
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