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“O consumidor quer experiências fluidas, amigáveis e completas”, diz CEO da Ipiranga

“O consumidor quer experiências fluidas, amigáveis e completas”, diz CEO da Ipiranga

Ipiranga renova identidade visual e traz novidades para sua rede de postos de combustíveis em sintonia com seus consumidores e também com seus parceiros de negócios

“Ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias”. Esse foi o novo conceito da marca Ipiranga apresentado aos seus revendedores e parceiros de negócios na manhã de 8 de março, em evento exclusivo em São Paulo.

Desde 1996, a rede de postos Ipiranga não havia criado uma mudança tão significativa em sua marca. O trabalho, iniciado há dois anos, trouxe novidades não só em termos de layout da marca, mas em serviços e remodelagem dos postos de combustíveis.

“Mexer na marca não é uma coisa trivial e fizemos um processo  muito cuidadoso com intuito de evoluir e não de revolucionar”, destaca Leonardo Linden, CEO da Ipiranga.

Com a mensagem: “Abastecer a Vida em Movimento”, essa evolução da Ipiranga, segundo a empresa, atende à demanda de um consumidor que mudou sua relação com a mobilidade, permitindo que a marca ampliasse as possibilidades para suportar a sua jornada.

Os postos trazem novidades arrojadas, que incorporam práticas ecoeficientes em linha com as diretrizes de sustentabilidade da companhia, promovem o negócio dos seus revendedores. Recursos que otimizam custos e expandem a relação com as pessoas para além do abastecimento no posto. De acordo com a Ipiranga, sua implementação será feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede no Brasil.

Leonardo Linden, acrescenta foi uma decisão muita acertada, e que abre caminho para novos negócios em sintonia com o novo momento dos consumidores. “O que estamos trazendo hoje como evolução da marca surge como resposta às novas demandas de um consumidor que pede por experiências fluidas, amigáveis e cada vez mais completas. Oferecemos agora uma proposta de valor fortalecida e diferenciada tanto para as pessoas que contam com a Ipiranga no seu cotidiano, como para nossa rede de revendedores, franqueados e clientes”, pontua o CEO da Ipiranga.

Ipiranga
Novo layout dos postos Ipiranga (Imagens: Ipiranga)

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Uma nova Ipiranga para novos desafios

Presente em mais de 6,5 mil pontos por todo país há mais de 85 anos, com essa evolução dos postos Ipiranga, a marca informa que os consumidores viverão a experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam os parceiros AmPm, Jet Oil, Abastece Aí e Km de Vantagens.

“Tudo isso foi baseado em soluções de arquitetura e engenharia, que resultaram em uma relação custo-benefício mais eficiente do ponto de vista de investimento também”, complementa Bárbara Miranda, VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.

Bárbara explica que foi através de muito trabalho e pesquisa ouvindo seus principais públicos – revendedores, franqueados, clientes empresariais, VIPs (como são chamados os funcionários dos postos), consumidores e colaboradores, que a marca chegou neste resultado.

“Não se trata apenas de uma mudança estética. O novo projeto levou em consideração o custo para a revenda, com um valor menor, tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, além da utilização de estruturas modulares”, comenta Bárbara Miranda.

Barbara Miranda, VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios e Leonardo Linden, CEO da Ipiranga.

O novo posto Ipiranga apresenta uma setorização por cores que demarcam o ecossistema visual. O Amarelo Ipiranga será predominante na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor. O Azul Ipiranga vai indicar todos os produtos à venda; e o Laranja Ipiranga (muito bem trabalhado) vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”. Haverá também pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres, parklets onde as pessoas poderão descansar e local para guardar suas bikes e até bebedouros para pets.

“Estamos preparados para receber a todos, não só aqueles que abastecem. Estamos chamando essas formas de acolhimento de amabilidades, ou seja, seremos parceiros para todas as jornadas do consumidor”, frisa Bárbara.

Vale destacar a evolução de um elemento principal da marca: o pingo da letra “i”, de Ipiranga. Este triângulo foi recriado e estará em evidência na “testeira” dos postos de combustíveis e terá destaque no novo grafismo da marca. Um elemento bem resolvido e que poderá ser visto em diversos campos visuais dentro do projeto de layout dos novos postos.

Bombas digitais, comunicação em painéis de Led, entre outros detalhes, reforçam a tecnologia como elemento e ferramenta de acolhimento e de novas experiências para os clientes Ipiranga. “Os postos Ipiranga ganham potencial para funcionarem como uma verdadeira praça nas áreas urbanas e um “oásis” em rodovias para o público caminhoneiro, com diversos serviços”, pontua Bárbara Miranda.


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