Pesquisar
Close this search box.
/
/
Uma rede social para ganhar dinheiro – ou ao menos aprender como

Uma rede social para ganhar dinheiro – ou ao menos aprender como

Nova plataforma digital no mercado financeiro, promete revolucionar a forma como investidores, influenciadores e instituições financeiras interagem

No cenário dinâmico do mercado financeiro, uma nova plataforma surge para redefinir a maneira como investidores, instituições financeiras e criadores de conteúdo interagem. Chamada Invight, essa plataforma agnóstica visa estabelecer um ecossistema onde essas três pontas – instituições, produtores de conteúdo e investidores – possam se conectar de maneira eficiente e intuitiva. Com uma proposta que lembra o modelo de negócios de gigantes como Airbnb e Uber, o Invight se coloca como uma solução unificadora em um mercado fragmentado.

Mas qual é o papel real do Invight neste vasto e complexo mercado? Originada da necessidade de modernizar a comunicação no setor financeiro, a plataforma nasceu em resposta ao crescente papel dos influenciadores, que têm preenchido lacunas deixadas pelas tradicionais instituições financeiras. O Invight busca integrar essas vozes influentes com investidores e instituições, criando um espaço único para compartilhamento de informações e investimentos.

Esta integração resulta em um acesso mais democrático aos investimentos, eliminando barreiras tradicionais de custo e complexidade. Ao melhorar a experiência de investimento através de conhecimento e compartilhamento de informações, o Invight se destaca por oferecer uma variedade de produtos financeiros e insights de especialistas. Esse modelo não apenas torna os investimentos mais acessíveis, mas também promove uma educação financeira mais ampla e diversificada entre o público geral.

Sempre foi historicamente caro ter acesso a produtos financeiros, mesmo que o sistema financeiro brasileiro sempre tenha sido muito eficiente. No entanto, a poupança sempre foi tratada como a melhor forma de investimento – mais pelo sentido de segurança e de usabilidade, do que por rentabilidade. Com a tecnologia, ficou muito mais barato atender novas demandas em novos modelos de negócio e novos produtos, como investimentos. Por isso a plataforma pretende romper barreiras tradicionais de acesso e custo associadas ao mercado financeiro, melhorando a experiência através de conhecimento e compartilhamento de informações. Nesse sentido, o Invight se destaca por trazer produtos financeiros diversificados e insights de especialistas para todos os usuários.

“Percebemos um problema, apesar de produtos financeiros cada vez mais digitalizados existirem, ao ver uma desconexão entre as instituições do sistema tradicional e os investidores, um espaço de comunicação e relacionamento que foi ocupado por influenciadores. Queremos consolidar esse movimento e conectar essas três pessoas”, explica Pedro Cespi, head do Invight.

Curadoria e Qualidade do Conteúdo


O Invight utiliza IA e revisão humana para garantir a qualidade e credibilidade do conteúdo publicado. Essa abordagem inclui a verificação das credenciais dos criadores de conteúdo e a conformidade com regulamentações.

Ao mesmo tempo, ao democratizar a informação nas redes sociais, há o risco de perder um pouco o controle da qualidade. Mas ainda assim, as grandes instituições, têm qualidade, mas também uma questão de credibilidade, que é o conflito de interesse, algo que o Invight pretende superar, avalia o executivo.

“Quando o banco é te oferece um produto, você sabe que ele não está te dando um golpe claramente, mas talvez não tenha certeza se é o melhor produto, qual é a margem. Queremos dar esses dois tipos de credibilidade, da qualidade e dos interesses. Como que a gente resolveu isso? Quando alguém posta na plataforma passa por um processo de validação, para identificar as credenciais”, pondera Cespi.

Do be-a-bá das finanças ao expert

Pedro Cespi, head do Invight

A plataforma é projetada para atender desde investidores iniciantes até os mais experientes, oferecendo conteúdo personalizado com base nas preferências e experiências de cada usuário.

Ao entrar no Invight, o usuário pode ver vários produtos de investimento na perspectiva de várias pessoas, vários players, com várias visões e tomar a decisão se aquele investimento vale a pena ou não para ele em termos de rentabilidade, segurança, prazos, explica.

O algoritmo da plataforma busca entender a qualidade da linguagem, do formato do conteúdo para trabalhar indicações e informações que estejam mais ao gosto de cada usuário.

As ordens são executadas na corretora escolhida pelo usuário, mas o app tem toda a segurança de um aplicativo bancário, ressalta Cespi: “apesar de ser uma rede social, tem uma série de proteções que são semelhantes a usadas por bancos para garantir a segurança dos dados”.

O Invight tem dois tipos de usuário, o produtor e o consumidor. Por enquanto, a maioria dos usuários é homem, entre 25 e 45 anos, que tem interesse em produtos mais voláteis. Mas o objetivo é ser democrático e dialogar com todos os públicos. Por outro lado, a representatividade dos creators é mais diversa. “Há muitos perfis, e queremos que cada usuário possa se identificar com um creator que fala a linguagem dele”, afirma o head da plataforma.

“A gente quer ter uma cesta, um portfólio variado para defender todos os níveis. As pessoas tendem a começar a investir em ações, fundos imobiliários. Agora, com a taxa de juros caindo, dividendos, fundos imobiliários estão muito em alta. Além disso, vemos que muitos usuários pesquisam na plataforma sobre cripto”, continua.

Estar informado é meio caminho para não errar ao investir

No mundo dinâmico das finanças, o Invight promete uma nova era de acessibilidade ao conhecimento financeiro, conectando investidores, influenciadores e aprendizes em uma única plataforma. No entanto, essa promessa não está isenta de desafios, principalmente quando se trata da precisão e confiabilidade das informações compartilhadas. Especialistas alertam sobre os perigos da desinformação, especialmente quando influenciadores, que podem não ser profissionais financeiros qualificados, assumem papéis de destaque no aconselhamento de investimentos. O Invight enfrenta o desafio contínuo de garantir que o conteúdo compartilhado em sua plataforma seja verificado e confiável.

A segurança dos dados é outra preocupação primordial. Com o Invight operando no cruzamento entre redes sociais e finanças, a proteção das informações financeiras dos usuários torna-se crucial. A plataforma, portanto, deve navegar em um campo minado de riscos de privacidade e segurança cibernética. Por isso um dos principais investimentos da plataforma é proteger os dados dos usuários contra vazamentos e ataques cibernéticos, um aspecto essencial para manter a confiança e a integridade da plataforma.

Além disso, a transparência em relação aos conflitos de interesse é uma questão que não pode ser ignorada. Em um cenário onde influenciadores podem ser incentivados a promover determinados produtos financeiros, o Invight procura estabelecer e manter diretrizes claras para garantir a imparcialidade e a transparência nas recomendações feitas na plataforma. Este aspecto é fundamental para que os usuários possam confiar que as informações e conselhos recebidos são em seu melhor interesse, e não influenciados por acordos comerciais ocultos.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]