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A sua empresa está preparada para a Internet das Coisas?

A sua empresa está preparada para a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas deve mudar completamente o modo da sociedade e das empresas se relacionarem. Confira dicas de especialistas

A popularização dos smartphones conectou de vez os humanos à internet. Mas, em breve, todos os objetos que vemos e usamos também estarão conectados, conversarão entre si e com pouca ou nenhuma interferência humana.
A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é a tecnologia do momento. As facilidades e impactos que a implementação de ‘inteligência’ nas máquinas como geladeiras e carro, foram debatidos durante o painel “Casos e causos da internet das coisas: Para onde vai essa inovação tecnológica?”no Whow!.
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Eduardo Peixoto, CBO do CESAR, acredita que a tecnologia é uma evolução da internet que conhecemos hoje e irá mudar o comportamento da sociedade.
“Nós já somos monitorados pelos aplicativos de celulares que baixamos hoje e autorizamos coletar dados pessoais e de localização. Em breve, a vida privada que entendemos não existirá. Será como se estivéssemos sempre nus, mesmo que com roupas”, disse.

Educação

Para que a sociedade consiga assimilar a tecnologia será preciso reformular o modelo educacional existente hoje no País. É o que acredita Mauricio Pimentel professor de tecnologia da ESPM.
O especialista acredita que a tecnologia irá trazer muito mais complexidade a vida da sociedade do que já foi percebido até nos dias atuais.
“O IoT vai se popularizar em um cenário que já tem inteligência artificial e big data sendo usado. Não será apenas um cenário em que meu relógio acionará minha cafeteira conectada à internet. Mas um dispositivo como o Waze que vai me acordar mais cedo porque tem um carro quebrado no caminho do meu trabalho. Todo mundo terá que se adaptar essa nova relação com a tecnologia”, completou.

Empresas

A vida dos empresários também vai mudar. Com todos os objetos conectados, a relação com as máquinas mudará e os empregos também sofrerão alterações.
“A tecnologia tem muitos tipos de aplicações possíveis e mudará completamente o cotidiano das companhias. O que eu diria para os empresários hoje é: analise o que sua empresa entrega de valor para sociedade. Depois, veja se empresa vai conseguir mudar com a chegada do IoT na mesma velocidade que o seu cliente vai querer que você mude”, disse Flavio Lobo estrategista de adoção tecnológica da Innoframe Consultoria.
A Internet das Coisas deve melhorar muito a experiência do cliente. Para Marcelo Biasoli, head de Estratégia Corporativa, Marketing & Clientes e Inovação da Seguros Sura, a tecnologia trará oportunidades para as empresas.
“Dois grandes pontos de mudanças do IoT será a interação e experiência que as marcas tem com seus clientes. Os dispositivos permitirão que isso mudem drasticamente e coloquem essa interação em outro patamar. É uma oportunidade muito positiva e ainda imensurável”, concluiu Biasoli.
A primeira edição do Whow! Festival de Inovação, organizado pelo Grupo Padrão, que publica Consumidor Moderno, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo. Acompanhe a cobertura aqui e nas redes sociais com a #WhowFestival!

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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