Pesquisar
Close this search box.
/
/
Interior de SP recebe mais um shopping outlet

Interior de SP recebe mais um shopping outlet

Investimento de R$ 100 milhões é início de projeto multiuso da JHSF e conta com marcas de grife

Nesta semana, o estado de São Paulo receberá mais um outlet, em São Roque, a 50 minutos da capital paulista. O Catarina Outlet Fashion reúne, em cerca de 20 mil metros quadrados de Área Bruta Locável, 100 marcas de grifes nacionais e internacionais e deve abrir as portas neste sábado com 75% das lojas prontas. Até o final do ano, porém, 95% dos espaços devem estar abertos, uma vez que 98% das lojas foram comercializadas, segundo Robert Bruce Harley, CEO da Unidade de Negócios Shoppings da JHSF, empreendedora do shopping.

O projeto recebeu investimentos de mais de R$ 100 milhões e é ?pedra fundamental? para um projeto maior, o Empreendimento Urbanístico Integrado Catarina, que envolve torres comerciais e um aeroporto executivo, que deve estar em atividade no início de 2016. ?No futuro, não descartamos torres residenciais?, disse Hurley hoje, durante inauguração do espaço. Ao todo, o terreno que comportará o projeto, adquirido pela companhia em 2007, tem cerca de 7 milhões de metros quadrados e, originalmente, era uma fazenda de eucalipto.

Para abri-lo, foram quatro anos de desenvolvimento de projeto e busca de referências. E a empresa ainda teve de lidar com um embargo, que atrasou as obras em um ano. O problema começou com a inclusão do aeroporto no projeto, barrado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). ?A sorte é que os lojistas não tinham entrado ainda, então conseguimos sair dessa sem prejuízos?, afirma Harley.

Este é o quinto shopping da JHSF em três anos, mas é o primeiro no segmento de outlets ? muito por conta do comportamento de consumo e perspectivas de crescimento deste mercado, segundo Harley. ?O mercado de outlet lá fora é bem desenvolvido e o Brasil vem crescendo nesse setor. E as marcas começam a olhar para a necessidade de escoamento de suas coleções. De 2010 para cá, vemos uma tendência forte de outlet?, diz o executivo que apresentou números que preveem que até 2019 o País contará com 28 outlets. Hoje, são dez.

Ao comparar os dois mercados ? brasileiro e norte-americano ? o executivo avalia que o Brasil tem vantagem. ?Os Estados Unidos não tem o custo de importação que a gente tem aqui e para comprar em outlets lá fora você tem o custo da viagem e ainda tem de pagar à vista. Aqui, temos o parcelado, o que já é uma diferenciação tremenda?, afirmou.

Com essas perspectivas, o shopping já nasce com projeto de expansão no intuito de dobrar de tamanho nos próximos três anos. Localizado no km 60 da rodovia Castello Branco, o empreendimento tem como área primária cidades do interior de São Paulo, como São Roque, Campinas, Sorocaba, Porto Feliz e região.

Harley não espera tempo ruim para o espaço, mesmo neste momento mais delicado para o varejo, com consumo em queda e inadimplência em alta. ?O shopping tem um período de maturação com curva positiva, porque existe uma tendência do consumidor comprar mais barato e temos de dar esta oportunidade a ele?, avalia.

{gallery}outletcamila{/gallery}
Com projeto aberto, ao estilo norte-americano, outlet conta com marcas nacionais e internacionais de peso 

Desconto em contrato
Para abertura do outlet, as marcas tiveram de assinar contrato que as obriga a conceder descontos de 30% a 80% nas peças ? a ideia é que o outlet não fique apenas no nome. A expectativa é que o espaço receba de 4 a 5 milhões de pessoas por ano.

Uma das vantagens do empreendimento é aproveitar o fluxo das pessoas que transitam entre uma cidade e outra. Finais de semana e férias, além das óbvias datas comemorativas, serão os momentos com maior movimento, esperam os executivos.

?Será um ponto importante de parada de estrada, principalmente por conta da alimentação ? teremos restaurantes ? e também pelas atividades que teremos por aqui para ajudar neste movimento. Serão várias atrações ao longo do ano?, diz Eduardo Audrá, diretor geral de operação da Unidade de Negócios Shoppings da JHSF.

Na inauguração, o shopping terá food-trucks, que Audrá não descarta como uma ação mais constante. O espaço também contará com brinquedos para as crianças. ?A ideia é tornar o shopping mais atrativo e conveniente de segunda a segunda?, completa Fabiano Strelow, superintendente do Catarina.

Marcas nacionais como Puket, Morena Rosa, Cecilia Dale, Artefacto e Farmais estarão presentes no empreendimento. Mas os destaques mesmo são as marcas internacionais, como Michael Kors, Calvin Klein, Burberry, Carolina Herrera, Guess, Hugo Boss, Kate Spade, Osklen e Tory Burch estão entre as lojas do mix ? muitas delas apresentam seus primeiros outlets no País.

Para trazê-las, a JHSF conta com uma área específica para fazer um trabalho ativo para trazer essas marcas. A Carolina Herrera, por exemplo, iniciou as negociações para entrar no Cidade Jardim, shopping da JHSF, em 2009, mas só entrou em 2011 e essa mesma negociação se estendeu ao Catarina Outlet Fashion. ?Esses ciclos de negócios levam muito tempo?, afirma. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]