Nesta semana, o estado de São Paulo receberá mais um outlet, em São Roque, a 50 minutos da capital paulista. O Catarina Outlet Fashion reúne, em cerca de 20 mil metros quadrados de Área Bruta Locável, 100 marcas de grifes nacionais e internacionais e deve abrir as portas neste sábado com 75% das lojas prontas. Até o final do ano, porém, 95% dos espaços devem estar abertos, uma vez que 98% das lojas foram comercializadas, segundo Robert Bruce Harley, CEO da Unidade de Negócios Shoppings da JHSF, empreendedora do shopping.
O projeto recebeu investimentos de mais de R$ 100 milhões e é ?pedra fundamental? para um projeto maior, o Empreendimento Urbanístico Integrado Catarina, que envolve torres comerciais e um aeroporto executivo, que deve estar em atividade no início de 2016. ?No futuro, não descartamos torres residenciais?, disse Hurley hoje, durante inauguração do espaço. Ao todo, o terreno que comportará o projeto, adquirido pela companhia em 2007, tem cerca de 7 milhões de metros quadrados e, originalmente, era uma fazenda de eucalipto.
Para abri-lo, foram quatro anos de desenvolvimento de projeto e busca de referências. E a empresa ainda teve de lidar com um embargo, que atrasou as obras em um ano. O problema começou com a inclusão do aeroporto no projeto, barrado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). ?A sorte é que os lojistas não tinham entrado ainda, então conseguimos sair dessa sem prejuízos?, afirma Harley.
Este é o quinto shopping da JHSF em três anos, mas é o primeiro no segmento de outlets ? muito por conta do comportamento de consumo e perspectivas de crescimento deste mercado, segundo Harley. ?O mercado de outlet lá fora é bem desenvolvido e o Brasil vem crescendo nesse setor. E as marcas começam a olhar para a necessidade de escoamento de suas coleções. De 2010 para cá, vemos uma tendência forte de outlet?, diz o executivo que apresentou números que preveem que até 2019 o País contará com 28 outlets. Hoje, são dez.
Ao comparar os dois mercados ? brasileiro e norte-americano ? o executivo avalia que o Brasil tem vantagem. ?Os Estados Unidos não tem o custo de importação que a gente tem aqui e para comprar em outlets lá fora você tem o custo da viagem e ainda tem de pagar à vista. Aqui, temos o parcelado, o que já é uma diferenciação tremenda?, afirmou.
Com essas perspectivas, o shopping já nasce com projeto de expansão no intuito de dobrar de tamanho nos próximos três anos. Localizado no km 60 da rodovia Castello Branco, o empreendimento tem como área primária cidades do interior de São Paulo, como São Roque, Campinas, Sorocaba, Porto Feliz e região.
Harley não espera tempo ruim para o espaço, mesmo neste momento mais delicado para o varejo, com consumo em queda e inadimplência em alta. ?O shopping tem um período de maturação com curva positiva, porque existe uma tendência do consumidor comprar mais barato e temos de dar esta oportunidade a ele?, avalia.
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Com projeto aberto, ao estilo norte-americano, outlet conta com marcas nacionais e internacionais de peso
Desconto em contrato
Para abertura do outlet, as marcas tiveram de assinar contrato que as obriga a conceder descontos de 30% a 80% nas peças ? a ideia é que o outlet não fique apenas no nome. A expectativa é que o espaço receba de 4 a 5 milhões de pessoas por ano.
Uma das vantagens do empreendimento é aproveitar o fluxo das pessoas que transitam entre uma cidade e outra. Finais de semana e férias, além das óbvias datas comemorativas, serão os momentos com maior movimento, esperam os executivos.
?Será um ponto importante de parada de estrada, principalmente por conta da alimentação ? teremos restaurantes ? e também pelas atividades que teremos por aqui para ajudar neste movimento. Serão várias atrações ao longo do ano?, diz Eduardo Audrá, diretor geral de operação da Unidade de Negócios Shoppings da JHSF.
Na inauguração, o shopping terá food-trucks, que Audrá não descarta como uma ação mais constante. O espaço também contará com brinquedos para as crianças. ?A ideia é tornar o shopping mais atrativo e conveniente de segunda a segunda?, completa Fabiano Strelow, superintendente do Catarina.
Marcas nacionais como Puket, Morena Rosa, Cecilia Dale, Artefacto e Farmais estarão presentes no empreendimento. Mas os destaques mesmo são as marcas internacionais, como Michael Kors, Calvin Klein, Burberry, Carolina Herrera, Guess, Hugo Boss, Kate Spade, Osklen e Tory Burch estão entre as lojas do mix ? muitas delas apresentam seus primeiros outlets no País.
Para trazê-las, a JHSF conta com uma área específica para fazer um trabalho ativo para trazer essas marcas. A Carolina Herrera, por exemplo, iniciou as negociações para entrar no Cidade Jardim, shopping da JHSF, em 2009, mas só entrou em 2011 e essa mesma negociação se estendeu ao Catarina Outlet Fashion. ?Esses ciclos de negócios levam muito tempo?, afirma.