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Quais fatores determinam o interesse dos clientes no ponto de venda?

Quais fatores determinam o interesse dos clientes no ponto de venda?

Os clientes notam vários aspectos das lojas, que vão desde a boa disposição dos produtos até a climatização do ambiente, aponta estudo. Veja os detalhes

Fachada, provador, espaço para circulação e até a temperatura do local. Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) mostrou o que os clientes julgam ser o fator mais importante da infraestrutura das lojas.

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Na pesquisa, os consumidores listaram os aspectos importantes nos estabelecimentos. O mais citado foi a boa disposição dos produtos expostos, 56% dos entrevistados disseram que este é um fator relevante.

Em segundo lugar, os clientes citaram o serviço de caixa. Para 53%, um atendimento rápido no momento do pagamento é importante. Outros dois aspectos foram lembrados – amplo espaço para circulação (39%) e boa climatização (38%).

Rapidez no pagamento

Os consumidores entrevistados disseram que o fator mais importante no momento de finalizar a compra é ter operadores suficientes para que não se formem filas, esta foi a reposta foi dada em 88% das entrevistas. O segundo fator mais citado (26%) como importante nos caixas é a organização de uma fila única, para evitar que uma ande mais rápido que outra.

Os participantes ainda responderam perguntas sobre terminais de autoatendimento, que estão chegando ao Brasil. A maioria (63%) disse preferir pagar sem o operador de caixa enquanto 20% disseram que gostam do atendimento humano. Outros 17% se mostraram indiferentes.

Outros fatores notados pelos consumidores têm menos relevância, segundo o estudo. Provadores espaçosos foram citados em 32% das entrevistas, boa sinalização de setores em 23%, fachada atrativa e espaço para descanso apareceram em 17% e música ambiente agradável em 12%.

Fachadas importam

A fachada está longe de ser o fator que mais influencia a experiência do consumidor em lojas físicas, segundo os entrevistados. Porém, a frente das lojas é importante para atrair os clientes: 63% dos participantes da pesquisa disseram que elas são essenciais para identificar a loja. Outros 59% dizem que avaliam se o estabelecimento combina com seu gosto apenas pela fachada.

O primeiro contato visual com as lojas já é suficiente para 57% saberem se os produtos são caros ou baratos, mesma porcentagem de pessoas que decidem se vão ou não entrar no estabelecimento. Metade dos clientes julga se a loja tem produtos bons olhando a fachada.

A pesquisa encomendada pela Abiesv foi feita pela Qualibest, instituto de pesquisas online. Foram ouvidas 616 pessoas, 51% homens e 49% mulheres. A maioria (55%) tem entre 25 e 44 anos.

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