Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como inteligência de dados impulsiona crescimento do Assaí

Como inteligência de dados impulsiona crescimento do Assaí

Com uso de Business Intelligence, o Assaí ampliou a eficiência operacional e mapeou soluções estratégicas para apoiar crescimento do negócio

Cada vez mais as empresas brasileiras estão apostando na cultura de inovação tecnológica e ampliação do acesso a dados para fazer escolhas mais inteligentes. O Assaí Atacadista, uma das maiores empresas de varejo do país, é exemplo dessa estratégia. Com mais de seis anos de experiência na aplicação de Inteligência de Dados como pilar estratégico na tomada de decisão, a Companhia tem colhido resultados significativos em diversas frentes, desde sua expansão nacional até a melhora na experiência do cliente.

O atacadista, que atualmente possui mais de 30 milhões de clientes que passam pelas 270 lojas mensalmente, reconhece o poder da Inteligência de Dados para mapear soluções estratégicas e impulsionar seus negócios. Esses dados sólidos também embasam decisões em todas as áreas da empresa, contribuindo diretamente para o crescimento contínuo do negócio e otimização dos processos e fluxos.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

“Desde 2017, quando adotamos o BI como um padrão na Companhia, tivemos muitos retornos positivos, o que engloba desde insights no atendimento ao(à) cliente até a otimização da produtividade das equipes. Ou seja, com o cruzamento de dados e a leitura analítica dessas informações, conseguimos prever quais são as condições mais apropriadas para ações e contato com o(a) consumidor(a), além de também compreendermos as melhores estratégias de ações promocionais e suas ferramentas, como no caso da Campanhas de Aniversário realizadas anualmente” conta Rodrigo Callisperis, diretor de TI do Assaí.

Essa abordagem também é aplicada no aplicativo Meu Assaí, que alcançou um crescimento de 1,2 milhões de usuários em apenas 2 meses após o lançamento, totalizando 8,2 milhões de clientes, representando um aumento de 17% em relação ao lançamento. “O aplicativo se tornou uma ferramenta crucial para entender os hábitos de consumo dos clientes e aprimorar a experiência de compra, unindo o mundo físico com o online. As campanhas exclusivas e segmentadas no aplicativo reforçam a estratégia Phygital da Companhia, gerando fidelização e recorrência de compra” explica, Callisperis.

Conheça o Mundo do CX

Inteligência de dados transforma o CX do Assaí

O Espaço do Cliente também tira vantagem da tecnologia, e está disponível, de domingo a domingo, para os consumidores. Criada em 2021, a área é relativamente nova na companhia, mas tem atuado de forma estratégica e assertiva, com uma estrutura digital robusta. Isso inclui desde os formatos tradicionais, como e-mail, chatbot, telefone e WhatsApp, aos canais públicos, incluindo redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Google e Consumidor.Gov, respeitando o desejo do cliente de conversar através do canal mais conveniente para ele.

“Nosso primeiro atendimento é sempre realizado por meio da Sol, a embaixadora virtual do Assaí, capaz de solucionar até 80% dos casos e, nas demais situações, o encaminhamento é feito pelo time de colaboradores do departamento, sempre em sinergia com o nosso time de lojas e áreas de negócio”, explica Marly Yamamoto, diretora-executiva de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista.

Ainda, antes da empresa adotar as ferramentas de BI como padrão, os dados tinham origens diversas em suas extrações, o que resultava em menor precisão na informação. “Além de conseguirmos ter mais assertividade na tomada de decisão a partir dos dados coletados, também expandimos o conhecimento adquirido através dos indicadores de BI, proporcionando uma melhor experiência de compras para os(as) clientes” finaliza o diretor de TI da Companhia.



+ NOTÍCIAS
Gestão de experiência e a necessidade do olhar estratégico
Geomarketing aumenta o lucro das empresas. Entenda como

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]