Cada vez mais as empresas brasileiras estão apostando na cultura de inovação tecnológica e ampliação do acesso a dados para fazer escolhas mais inteligentes. O Assaí Atacadista, uma das maiores empresas de varejo do país, é exemplo dessa estratégia. Com mais de seis anos de experiência na aplicação de Inteligência de Dados como pilar estratégico na tomada de decisão, a Companhia tem colhido resultados significativos em diversas frentes, desde sua expansão nacional até a melhora na experiência do cliente.
O atacadista, que atualmente possui mais de 30 milhões de clientes que passam pelas 270 lojas mensalmente, reconhece o poder da Inteligência de Dados para mapear soluções estratégicas e impulsionar seus negócios. Esses dados sólidos também embasam decisões em todas as áreas da empresa, contribuindo diretamente para o crescimento contínuo do negócio e otimização dos processos e fluxos.
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“Desde 2017, quando adotamos o BI como um padrão na Companhia, tivemos muitos retornos positivos, o que engloba desde insights no atendimento ao(à) cliente até a otimização da produtividade das equipes. Ou seja, com o cruzamento de dados e a leitura analítica dessas informações, conseguimos prever quais são as condições mais apropriadas para ações e contato com o(a) consumidor(a), além de também compreendermos as melhores estratégias de ações promocionais e suas ferramentas, como no caso da Campanhas de Aniversário realizadas anualmente” conta Rodrigo Callisperis, diretor de TI do Assaí.
Essa abordagem também é aplicada no aplicativo Meu Assaí, que alcançou um crescimento de 1,2 milhões de usuários em apenas 2 meses após o lançamento, totalizando 8,2 milhões de clientes, representando um aumento de 17% em relação ao lançamento. “O aplicativo se tornou uma ferramenta crucial para entender os hábitos de consumo dos clientes e aprimorar a experiência de compra, unindo o mundo físico com o online. As campanhas exclusivas e segmentadas no aplicativo reforçam a estratégia Phygital da Companhia, gerando fidelização e recorrência de compra” explica, Callisperis.
Inteligência de dados transforma o CX do Assaí
O Espaço do Cliente também tira vantagem da tecnologia, e está disponível, de domingo a domingo, para os consumidores. Criada em 2021, a área é relativamente nova na companhia, mas tem atuado de forma estratégica e assertiva, com uma estrutura digital robusta. Isso inclui desde os formatos tradicionais, como e-mail, chatbot, telefone e WhatsApp, aos canais públicos, incluindo redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Google e Consumidor.Gov, respeitando o desejo do cliente de conversar através do canal mais conveniente para ele.
“Nosso primeiro atendimento é sempre realizado por meio da Sol, a embaixadora virtual do Assaí, capaz de solucionar até 80% dos casos e, nas demais situações, o encaminhamento é feito pelo time de colaboradores do departamento, sempre em sinergia com o nosso time de lojas e áreas de negócio”, explica Marly Yamamoto, diretora-executiva de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista.
Ainda, antes da empresa adotar as ferramentas de BI como padrão, os dados tinham origens diversas em suas extrações, o que resultava em menor precisão na informação. “Além de conseguirmos ter mais assertividade na tomada de decisão a partir dos dados coletados, também expandimos o conhecimento adquirido através dos indicadores de BI, proporcionando uma melhor experiência de compras para os(as) clientes” finaliza o diretor de TI da Companhia.
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